Topo

Tremor atinge Nicarágua e El Salvador antes de furacão Otto

24/11/2016 17h37

ROMA, 24 NOV (ANSA) - Um terremoto de 7.0 na escala Richter foi registrado nesta quinta-feira (24) na costa de Nicarágua e El Salvador, na América Central, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).   

Até o momento não há notícias sobre danos, mas a vice-presidente nicaraguense, Rosario Murillo, disse que os protocolos nacionais obrigam o governo a decretar alerta de tsunami.   

Ainda de acordo com o USGS, o epicentro do tremor ocorreu no mar, 149 km a sudoeste da cidade salvadorenha de Puerto El Triunfo e a uma profundidade de 10.3 km. A informação anterior do serviço era de que o sismo tinha sido de 7.2.   

O terremoto acontece no momento em que Nicarágua já estava em estado de emergência nacional pela aproximação do furacão Otto, que deve atingir o litoral do país e da vizinha Costa Rica ainda nesta quinta. No Panamá, o fenômeno já causou quatro mortes.   

O furacão é considerado de categoria 2, com ventos de até 165 km/h. As autoridades costa-riquenhas já ordenaram a evacuação de 4 mil pessoas que vivem na costa oriental do país e o fechamento de escolas e edifícios públicos até a semana que vem.   

Já na Nicarágua, foram evacuados 10 mil indivíduos, e prédios do governo também foram esvaziados. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.