Topo

Assad grava vídeo em Ghouta Oriental para celebrar vitória

19/03/2018 17h48

O presidente da Síria, Bashar al-Assad, gravou um vídeo neste domingo (18) enquanto se dirigia para encontrar militares em Damasco na tentativa de comemorar os avanços do governo nos conflitos.

Confiante na vitória iminente, o mandatário sírio visitou, pela primeira vez em vários anos, a área de Ghouta Oriental, palco de uma grande ofensiva nas últimas semanas. A agência estatal síria "Sana" divulgou o vídeo do presidente durante sua visita aos soldados que tomaram o controle da cidade de Yisrin.

"Estamos andando em Ghouta para ver a situação", afirmou Assad na gravação. "A estrada está aberta...tudo está funcionando agora na cidade e na Síria", acrescentou. A declaração foi dada enquanto ele descreve uma estrada que, anteriormente, estava bloqueada por causa de confrontos. No vídeo, Assad aparece de óculos escuros dirigindo seu carro Honda e falando sobre a evolução da força do governo. Ele ainda parabenizou suas tropas por "salvarem" a capital, principal alvo de projéteis vindos do enclave rebelde.

O presidente visitou os batalhões na região sul da cidade e disse estar "muito orgulhoso". Ele foi ovacionado pelos militares. "Esta não é a batalha por Damasco, nem por Ghouta nem pela Síria, mas por todo o mundo. Cada bala que dispararam contra um terrorista mudou o equilíbrio do mundo", disse.

Depois de mais de um mês de intensa ofensiva, o Exército sírio recuperou o controle de mais de 80% do centro de Ghouta Oriental, mas às custas de um imenso balanço humanitário. De acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, os bombardeios deixaram mais de 1,1 mil civis mortos.