Topo

Bolsonaro cancela ida a reunião sobre Amazônia na Colômbia

Pedro Ladeira/Folhapress
Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Em São Paulo

03/09/2019 07h37

O presidente Jair Bolsonaro cancelou sua participação na cúpula para debater as queimadas na Amazônia, prevista para ocorrer no próximo dia 6 de setembro, na cidade colombiana de Letícia, por "orientação médica". A informação foi anunciada nesta segunda-feira (2) pelo porta-voz do governo, Otavio Rego Barros.


Bolsonaro está com uma nova cirurgia abdominal marcada para o próximo domingo (8) para retirar uma hérnia que surgiu no local da operação feita em sua barriga, após ser alvo de uma facada há cerca de um ano. "Por orientação médica, o presidente precisará a partir de sexta-feira, entrar em dieta líquida. A consequência disso é praticamente inviabilizar uma viagem a Leticia nesse momento", afirmou.

De acordo com Barros, o governo brasileiro está analisando a possibilidade de enviar um substituto ou, eventualmente, postergar a reunião a fim de que o próprio presidente possa estar presente.

A reunião havia sido proposta pelo Peru e Colômbia, no último dia 27 de agosto, em meio à mobilização internacional provocada pelo recorde no número de focos de incêndio na Amazônia. O território da floresta brasileira abrange nove países de toda a América Latina.

Um dos objetivos do encontro também seria confirmar a união entre os países, principalmente para defender a soberania nacional do Brasil, após à polêmica envolvendo Bolsonaro e o presidente da França, Emmanuel Macron, sobre a internacionalização da floresta.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de queimadas na Amazônia triplicou em agosto, chegando a 30.901 casos, o que representa três vezes mais do registrado no mesmo mês do ano passado, quando o número bateu 10.421.