Topo

Primeira missa em homenagem à Santa Dulce dos Pobres é celebrada em Roma

Santa Dulce dos Pobres foi canonizada ontem pelo papa Francisco no no Vaticano - Anthony Roywoley/OSID/Divulgação
Santa Dulce dos Pobres foi canonizada ontem pelo papa Francisco no no Vaticano Imagem: Anthony Roywoley/OSID/Divulgação

14/10/2019 11h44

A Basílica Sant'Andrea della Valle, em Roma, recebeu hoje a primeira missa em homenagem à Santa Dulce dos Pobres, que foi canonizada ontem pelo papa Francisco no no Vaticano.

A missa foi celebrada por dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador, cidade onde nasceu Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes (1914-1992), a Irmã Dulce. Também marcaram presença na cerimônia diversas autoridades, como o vice-presidente, Hamilton Mourão, e os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, do Senado Federal, Davi Alcolumbre, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli.

Centenas de fiéis participaram da missa e na ocasião, o arcebispo de Salvador relembrou a história da Santa Dulce dos Pobres. Diversas pessoas se emocionaram durante a celebração.

Já na parte final da missa, o saxofonista Waldonys e a compositora Margareth Menezes cantaram juntos "Doce Luz", música oficial da santa.

Irmã Dulce é a primeira santa reconhecida pela Igreja Católica nascida no Brasil. O Vaticano atribuiu a ela dois milagres: o primeiro é a cura de uma mulher no interior do Sergipe que se recuperou de complicações de um parto após ter sido desenganada, e o segundo é o retorno da visão do músico e maestro José Maurício Bragança, que havia ficado cego em função de um glaucoma. A santa é conhecida popularmente como "o anjo bom da Bahia" e teve uma vida dedicada a ações de caridade.