Topo

Veneza estima em 1 bilhão de euros os prejuízos causados por inundações

Interior da Basílica de São Marcos aparece inundado, em Veneza - Manuel Silvestri/Reuters
Interior da Basílica de São Marcos aparece inundado, em Veneza Imagem: Manuel Silvestri/Reuters

16/11/2019 12h06

O prefeito de Veneza, Luigi Brugnaro, estimou em pelo menos 1 bilhão de euros os danos provocados pelas inundações que atingiram o centro histórico da cidade ao longo da semana.

Desde a última terça-feira (12), a cidade já registrou três marés superiores a 140 centímetros acima do nível médio da água, fato inédito para uma única semana e um único ano desde 1872, quando os dados começaram a ser compilados.

A mais grave foi a inundação de terça, que chegou a 187 centímetros e alagou mais de 80% do centro de Veneza. Essa também foi a segunda maior cheia da história, atrás apenas dos 194 centímetros registrados em 4 de novembro de 1966.

"A cifra do desastre na cidade chegará a 1 bilhão de euros, mas acredito até que superará esse valor", disse Brugnaro neste sábado (16). "Quando tudo estiver seco, saberemos com precisão a extensão dos danos provocados pela água salgada nas casas, empresas e lojas e no patrimônio cultural e artístico", acrescentou o prefeito.

O centro histórico da cidade se distribui por ilhas situadas na Lagoa de Veneza, que sofre regularmente com a "acqua alta". Mais comum entre o fim do outono e o início do inverno europeu, esse fenômeno ocorre quando o nível do Mar Adriático sobe e invade as águas da lagoa, inundando a cidade.

As marés são influenciadas pelo ciclo lunar e por fenômenos meteorológicos, como tempestades e o vento de siroco, uma corrente de ar quente proveniente do deserto do Saara, mas fatores como o aquecimento global e o assoreamento do solo lagunar também contribuem para as enchentes.

Um projeto iniciado em 2003, o "Mose", prevê a construção de um complexo e caro sistema de comportas para evitar a "acqua alta", no entanto as obras caminham a passos lentos devido a escândalos de corrupção e só devem ser concluídas em 2021.

Ainda se recuperando das inundações, a Praça San Marco, região mais alagável de Veneza, voltou a ser invadida por turistas neste sábado, mas a Prefeitura alertou que uma nova cheia de 160 centímetros está prevista para as 12h30 deste domingo (17).

O governo italiano já declarou emergência em Veneza e aprovou a destinação de 20 milhões de euros para intervenções imediatas. O poder público também pagará indenizações de até 5 mil euros para pessoas físicas e de 20 mil euros para empresas.