Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: Itália estuda reabrir parques, bares e restaurantes em maio

Bandeiras da Itália em edifícios públicos foram colocadas a meio-mastro para homenagear os milhares de mortos pelo novo coronavírus  - Andreas Solaro/AFP
Bandeiras da Itália em edifícios públicos foram colocadas a meio-mastro para homenagear os milhares de mortos pelo novo coronavírus Imagem: Andreas Solaro/AFP

17/04/2020 14h57

O governo italiano estuda autorizar a reabertura de parques, bares e restaurantes a partir do próximo dia 4 de maio, desde que todos os locais sigam uma série de restrições e medidas protetivas contra a propagação do novo coronavírus.

A hipótese foi apurada pela ANSA e está sendo debatida por especialistas responsáveis por apresentar ao governo diretrizes para a reabertura do país em meio a pandemia da covid-19, que já matou 22.745 pessoas na Itália.

A possibilidade, no entanto, será avaliada pelo Conselho de Ministros também com base nos dados epidemiológicos a serem registrados nas próximas semanas.

O projeto prevê a reabertura de bares e restaurantes desde que os estabelecimentos cumpram as regras de distanciamento social, incluindo o afastamento das mesas e do contato com o balcão, além da proteção individual dos funcionários, em particular, dos garçons, e o uso de espaços ao ar livre.

Em relação aos parques italianos, o estudo permitirá o funcionamento para a prática de atividades físicas e acesso às áreas verdes. No entanto, será preciso tomar medidas de "prudência", como a manutenção do distanciamento social, o uso de máscaras e a proibição de aglomeração.

A iniciativa também pretende permitir a reabertura de quatro atividades econômicas, incluindo os setores de moda, automotivo e metalúrgico, além das fábricas de móveis, a partir de 27 de abril.

Por fim, ainda segundo a apuração da ANSA, existe a possibilidade de um novo decreto em abril autorizar novas contratações de milhares de enfermeiros, na tentativa de cobrir o ônus da assistência domiciliar ligada à pandemia do novo coronavírus.

A Itália está em isolamento social desde o início de março, e o primeiro-ministro Giuseppe Conte já anunciou a extensão da quarentena até 3 de maio, mas algumas atividades comerciais, como livrarias e papelarias, já foram reabertas desde 14 de abril, com exceção de determinadas regiões, como Lombardia e Piemonte.

Nesta semana, inclusive, quatro regiões governadas por forças da oposição a Conte - Lombardia, Vêneto, Piemonte e Sicília - aumentaram a pressão pela reabertura das atividades comerciais e produtivas em 4 de maio, dia seguinte ao término da nova prorrogação do distanciamento social no país.