Topo

Esse conteúdo é antigo

OMS lança colaboração global por vacina contra coronavírus

 Lucas Ninno/Getty Images
Imagem: Lucas Ninno/Getty Images

24/04/2020 11h00

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou nesta sexta-feira (24) uma colaboração global para acelerar o desenvolvimento, a produção e a distribuição de uma vacina e de remédios contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2). A iniciativa tem apoio do Banco Mundial, da Fundação Bill e Melinda Gates, da organização humanitária Unitaid e de outras entidades internacionais, além de grupos privados.

"A experiência do passado nos ensina que, mesmo quando as ferramentas estão disponíveis, elas não têm sido disponibilizadas de forma igualitária a todos. Não podemos permitir que isso aconteça", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.

"Este é um marco na colaboração para acelerar o desenvolvimento, a produção e a distribuição igualitária de vacinas, diagnósticos e tratamentos para a covid-19 [doença provocada pelo novo coronavírus]", acrescentou.

A OMS também pediu para a comunidade internacional e os líderes políticos apoiarem a iniciativa e para doadores "proverem os recursos necessários para "acelerar o cumprimento dos objetivos" da colaboração.

Atualmente, há centenas de projetos em todo o mundo para desenvolver uma vacina eficaz e segura contra o Sars-CoV-2, mas não existe nenhum tipo de coordenação entre eles. Na semana passada, a Itália chegou a propor a criação de uma "aliança internacional" para a criação de uma vacina.

"Cada um de nós está fazendo um grande trabalho, mas não podemos trabalhar sozinhos", alertou Tedros. Até o momento, o novo coronavírus já infectou mais de 2,7 milhões de pessoas em todo o mundo e matou mais de 190 mil.