Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: Itália estuda antecipar reabertura de bares e restaurantes

Policial usando máscara facial caminha por, Roma, Itália - Getty Images
Policial usando máscara facial caminha por, Roma, Itália Imagem: Getty Images

06/05/2020 17h12

O ministro dos Assuntos Regionais, Francesco Boccia, anunciou nesta quarta-feira (6) que existe a possibilidade de o governo autorizar a reabertura de bares, restaurantes e salões de cabeleireiros a partir de 18 de maio. A hipótese surgiu na chamada Fase 2 da luta contra o novo coronavírus após diversas regiões pressionarem por um calendário antecipado para retomar as atividades comerciais, tendo em vista a desaceleração da pandemia.

De acordo com Boccia, no entanto, a possibilidade de reabertura estará condicionada à adoção de medidas de segurança e das diretrizes as quais o governo ainda está trabalhando. Além disso, será necessário ver como a propagação da doença evoluirá nessas primeiras semanas de "desbloqueio".

"Não há vontade do governo continuar esse bloqueio residual", afirmou o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, ressaltando que avaliará "se existe a possibilidade de antecipar algumas datas".

Durante reunião com empresários italianos, o premier explicou que, com o projeto do ministro da Saúde, Roberto Speranza, e com as informações que as regiões e as autoridades locais terão que enviar diariamente, o governo está em "condições de [criar] um plano que permita manter sob controle a curva de contágio, mesmo em um nível territorial muito limitado".

Desta forma, existe a possibilidade de o governo aprovar a reabertura de bares, restaurantes, centros estéticos pelo menos nas regiões menos afetadas pelo vírus. "Estamos trabalhando para protegê-los e permitir que sejam reabertos sem riscos", porque "ainda é necessário um grande senso de responsabilidade", após os muitos sacrifícios feitos pelo país, finalizou Boccia.