Topo

Esse conteúdo é antigo

Câmara dos Estados Unidos apoia reforma policial 'George Floyd'

Protesto em Nova York nos Estados Unidos, contra a violência policial contra negros - Scott Heins/Getty Images
Protesto em Nova York nos Estados Unidos, contra a violência policial contra negros Imagem: Scott Heins/Getty Images

Em Nova York (Estados Unidos)

26/06/2020 08h40

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, dominada pela oposição democrata, aprovou ontem um projeto de reforma policial para combater o racismo e a brutalidade das forças de segurança.

A medida recebeu 236 votos a favor e 181 contra, mas não deve ser aprovada pelo Senado, de maioria republicana. Além disso, o presidente Donald Trump já disse que vetaria o projeto se ele chegasse à sua mesa.

A "Lei de Justiça na Polícia George Floyd", em homenagem ao ex-segurança negro cujo assassinato por um policial branco desencadeou uma onda de protestos nos EUA, proíbe a criação de perfis raciais de suspeitos por parte das forças de segurança e restringe a "imunidade qualificada", escudo que dificulta a responsabilização da polícia por má conduta.

Além disso, veta a entrada de policiais em residências sem notificar os moradores em casos relativos a drogas e manobras de estrangulamento para conter suspeitos em âmbito federal. O projeto também estabelece um registro nacional de má conduta da polícia e aumenta o uso de câmeras corporais pelos agentes.

"Com a Lei de Justiça na Polícia George Floyd, a Câmara dos Representantes honra sua vida e a de todos os assassinados pela brutalidade policial", disse a presidente da casa, a democrata Nancy Pelosi. No entanto, o líder republicano no Senado, Mitch McConnell, já disse que o projeto não avançará.

Anteriormente, os democratas já haviam se negado a apoiar uma reforma proposta pelos republicanos no Senado que também defende a ampliação do uso de câmeras corporais e incentiva os estados a banirem manobras de estrangulamento, mas não proíbe a prática em nível federal e não aborda a questão da imunidade qualificada.