Topo

Esse conteúdo é antigo

Anthony Fauci diz ter contratado seguranças após ameaças de morte

Epidemiologista disse que a crise sanitária expôs "o melhor e o pior das pessoas" - Reprodução/CNN
Epidemiologista disse que a crise sanitária expôs "o melhor e o pior das pessoas" Imagem: Reprodução/CNN

07/08/2020 13h55

O epidemiologista Anthony Fauci, membro da força-tarefa da Casa Branca de combate à pandemia do novo coronavírus, revelou que ele e sua família receberam ameaças de morte por causa de suas ações para tentar conter a disseminação do Sars-CoV-2.

Considerado o maior especialista dos Estados Unidos em doenças infecciosas, Fauci defende medidas como o isolamento social e o uso de máscaras para enfrentar a pandemia e já foi alvo de tentativas do próprio presidente Donald Trump de desacreditá-lo.

Em entrevista à CNN nesta semana, o epidemiologista disse que a crise sanitária expôs "o melhor e o pior das pessoas". Segundo Fauci, ele foi obrigado a contratar seguranças após "ameaças de morte" contra ele e sua família, incluindo contra suas filhas.

"Nem em meus sonhos mais malucos eu poderia imaginar que pessoas que se opõem a coisas que são puramente princípios de saúde pública poderiam realmente te ameaçar", acrescentou. Em abril, no auge da "primeira onda" da pandemia nos EUA, Trump chegou a publicar no Twitter uma mensagem de uma apoiadora que defendia a demissão de Fauci.

Com a piora da crise sanitária nos Estados Unidos, a partir de meados de junho, o presidente adotou um discurso mais moderado e passou até a apoiar o uso de máscaras em público. Até o momento, os EUA contabilizam quase 4,9 milhões de casos do novo coronavírus e pouco mais de 160 mil óbitos.