Topo

Esse conteúdo é antigo

Opositor russo supostamente envenenado teve 'leve melhora', diz hospital

Opositor do governo russo Alexei Navalny  - Tatyana Makeyeva/Reuters
Opositor do governo russo Alexei Navalny Imagem: Tatyana Makeyeva/Reuters

28/08/2020 10h50

BERLIM, 28 AGO (ANSA) - O hospital Charitè, em Berlim, divulgou nesta hoje um novo boletim médico sobre o estado de saúde do líder da oposição russa, Alexei Navalny, e informou que ele apresentou "alguma melhora" em sua condição.

"Houve alguma melhora nos sintomas causados pela ingestão de uma substância do grupo dos inibidores da colinesterase", disseram os médicos ressaltando que Navalny continua em coma induzido e respirando com a ajuda de aparelhos.

Os alemães não têm dúvidas de que o opositor de Vladimir Putin foi envenenado, mas ainda não conseguiram comprovar qual neurotoxina foi usada. O mais provável é que ela já tenha desaparecido do corpo dele e que, talvez, nunca se saiba com certeza o que causou os danos.

Por sua vez, o governo russo cobrou explicações da Alemanha sobre o que levou os especialistas a confirmarem o uso de substância tóxica, pois os médicos russos não confirmam a possibilidade de envenenamento.

Navalny foi internado às pressas no dia 20 de agosto no hospital de emergência de Omsk, na Rússia, após passar mal durante um voo entre a Sibéria e Moscou.

O mais provável, segundo uma versão inicial dos próprios médicos russos —que depois voltaram atrás— é que ele tenha sido envenenado ao tomar um chá no aeroporto antes da viagem.

Após pedidos da família, o russo foi transferido para o hospital de Berlim no dia 23 de agosto, já que eles alegavam que a estrutura na Rússia não tinha capacidade para tratar de uma suspeita de envenenamento.

A polícia dos transportes chegou a abrir uma investigação preliminar sobre o caso, mas o Kremlin nega que fará uma investigação formal até que se prove que existia alguma substância tóxica no corpo de Navalny.