Topo

Itália recaptura urso que fugiu 2 vezes de abrigo

Animal foi recapturado após dois meses de busca. Imagem é meramente ilustrativa - Raymond Roig/AFP
Animal foi recapturado após dois meses de busca. Imagem é meramente ilustrativa Imagem: Raymond Roig/AFP

07/09/2020 11h14

O Corpo Florestal da província de Trento, no extremo-norte da Itália, anunciou nesta segunda-feira (7) que recapturou o urso identificado como M49 após cerca de dois meses de buscas. O animal tornou-se famoso no país após fugir por duas vezes e, na primeira delas, ter demorado 10 meses para ser localizado.

O M49 é "acusado" pelo governo de matar rebanhos, causar danos ao patrimônio e invadir áreas públicas da província. Uma ordem de abatimento chegou a ser assinada pelo governador local, Maurizio Fugatti, mas a medida vem gerando protestos de ambientalistas, já que o urso só está agindo de maneira natural e indo para espaços que, anteriormente, pertenciam aos animais.

A Entidade Nacional de Proteção Animal (Enpa) classificou a recaptura de um "ato extremo de perseguição inútil de um animal símbolo da biodiversidade, da cultura e da natureza". "Um urso que nunca foi considerado culpado de nenhum ato de agressão contra humanos e que se tornou um símbolo de jogo político", informou em nota.