Topo

Itália pode tornar obrigatório 'porte' de máscaras

06/10/2020 12h20

ROMA, 6 OUT (ANSA) - O governo da Itália estuda instituir uma medida que obrigaria as pessoas a portarem máscaras sempre que saírem de casa.   

O uso da proteção facial fora do domicílio não seria compulsório, mas os cidadãos teriam de estar com o equipamento sempre ao alcance.   

A norma está em uma versão preliminar do novo decreto do primeiro-ministro Giuseppe Conte para combater a pandemia do coronavírus Sars-CoV-2, que deve ser divulgado oficialmente nesta semana.   

O artigo 1º do texto prevê a "obrigação de ter sempre consigo, fora da própria residência, dispositivos de proteção individual, com possibilidade de estabelecer a obrigatoriedade de sua utilização inclusive a céu aberto".   

Crianças de até seis anos e pessoas com patologias incompatíveis com a utilização de máscaras estariam livres da exigência.   

Atualmente, o governo da Itália obriga o uso de proteção facial em locais públicos fechados ou lugares abertos com risco de aglomeração.   

O país vem registrando aumento nos casos diários do novo coronavírus há cerca de três meses, mas Conte descarta impor um segundo lockdown de âmbito nacional. A Itália soma 330.263 contágios e 36.030 mortes na pandemia, de acordo com o Ministério da Saúde. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.