Topo

Esse conteúdo é antigo

Por covid, celebrações do Papa voltarão a ser sem público

Após críticas, Papa Francisco usa máscara durante celebração pela primeira vez - Andreas Solaro/AFP
Após críticas, Papa Francisco usa máscara durante celebração pela primeira vez Imagem: Andreas Solaro/AFP

29/10/2020 11h21

O Vaticano informou que, a partir do dia 4 de novembro, as audiências e celebrações do papa Francisco voltarão a ser transmitidas por streaming e sem a presença de fiéis. A medida foi tomada após a confirmação de um caso positivo de coronavírus Sars-CoV-2 entre os participantes de uma das celebrações da última semana. Com isso, todos os compromissos públicos serão realizados na Biblioteca do Palazzo Apostolico, assim como ocorreu entre março e setembro.

"Isso, também com a notificação de um caso positivo de covid-19 durante a audiência geral da quarta-feira, 21 de outubro, tem o objetivo de evitar qualquer eventual futuro risco para a saúde dos participantes", informou em nota a sala de imprensa vaticana.

Nas últimas audiências gerais, o Pontífice já estava evitando se aproximar dos fiéis para não causar aglomerações. Segundo o líder católico, mesmo com a disposição das cadeiras com distanciamento social, os participantes acabavam se aglomerando quando ele se aproximava.

Além disso, o Vaticano - assim como ocorre na Itália - vem registrando uma alta de casos da doença, incluindo 13 agentes de elite da Guarda Suíça.