Topo

Berlusconi e Renzi se oferecem para tomar vacina em público

Berlusconi e Renzi se oferecem para tomar vacina em público -
Berlusconi e Renzi se oferecem para tomar vacina em público

28/12/2020 16h12

Os ex-primeiros-ministros da Itália Matteo Renzi e Silvio Berlusconi disseram nesta segunda-feira (28) que estão prontos para tomar a vacina contra o novo coronavírus Sars-CoV-2 em público para incentivar a população a se imunizar.

A iniciativa é uma resposta à proposta feita pelo editor do jornal italiano "Corriere della Sera", Luciano Fontana, que incentivou as lideranças políticas do país a realizarem uma campanha a favor da vacina anti-Covid.

"Aceito de bom grado o seu apelo. Qualquer iniciativa útil para sensibilizar os italianos sobre a necessidade de se vacinar é bem-vinda e importante", afirmou Renzi, ressaltando ser "a favor da obrigatoriedade das vacinas".

"Vamos introduzi-la imediatamente, pelo menos para os profissionais da saúde. E apoiamos todas as iniciativas de sensibilização para o assunto", acrescentou.

O líder do Força Itália, por sua vez, disse estar pronto para ser vacinado "publicamente a qualquer momento" e enfatizou que o imunizante "é a única ferramenta possível para erradicar uma tragédia como a da Covid, que já custou muito sofrimento, muitos danos econômicos, social e civil".

Em carta destinada a Fontana, Berlusconi deixou claro que "os líderes políticos devem dar um bom exemplo e podem fazê-lo juntos". "Isso, obviamente, não apagaria nenhuma distinção política, mesmo no que se refere à gestão desta crise, mas significaria que a política também sabe se unir por um propósito alto e nobre".

As declarações foram dadas depois que Fontana lançou um desafio aos líderes políticos italianos ao responder um leitor sobre a vacinação contra o novo coronavírus. "Seria um sinal muito bom se os dirigentes de todos os partidos decidirem tirar uma foto juntos para dizer aos italianos que é fundamental se vacinar contra a Covid", escreveu o editor.

Além dos dois ex-primeiros-ministros, existe a expectativa do presidente Sergio Mattarella também ser vacinado para "dar exemplo aos cidadãos italianos".

Outros líderes e autoridades mundiais também já se ofereceram para tomar a vacina em público como é o caso dos ex-presidentes dos Estados Unidos Barack Obama, George W.Bush e Bill Clinton.