Topo

Esse conteúdo é antigo

Índia vai proibir exportação de vacina da Oxford/AstraZeneca

Ficoruz eve aprovação da Anvisa para importar 2 milhões de doses da vacina produzida na Índia - Adriana Toffetti/A7 Press/Estadão Conteúdo
Ficoruz eve aprovação da Anvisa para importar 2 milhões de doses da vacina produzida na Índia Imagem: Adriana Toffetti/A7 Press/Estadão Conteúdo

04/01/2021 13h26

NOVA DELI, 4 JAN (ANSA) - O presidente do Instituto Serum da Índia, Adar Poonawalla, informou que o governo do país vetou a exportação de doses da vacina anti-covid criada pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca —que foi aprovada para uso emergencial no último sábado (2).

Segundo uma entrevista de Poonawalla à agência de notícias Associated Press, a proibição da venda internacional foi uma das condições para que a AZD 1222 recebesse a autorização de emergência no país.

Assim, o governo quer garantir ao menos 100 milhões de doses nesse primeiro momento para vacinar os grupos prioritários e o imunizante não poderá ser vendido por cerca de três meses, no mínimo.

O Instituto Serum é o maior fabricante global de vacinas e fechou contrato com Nova Déli para produzir um bilhão de doses do imunizante contra o coronavírus Sars-CoV-2.

Conforme as informações do presidente do grupo, cerca de 60 milhões de frascos já estão prontos. A Índia pagará 2,3 euros por cada dose e elevará o preço de mercado para 12,5 euros da produção nacional.

Com a decisão do governo de Narendra Modi, o Instituto vai ainda atrasar a entrega de milhões de doses de vacinas para o consórcio internacional Covax Facility —que ajudará os países mais pobres a conseguirem ter vacinas anti-covid. Segundo informações, a empresa tinha se comprometido a entregar entre 200 milhões e 300 milhões de doses.

No fim de semana, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) a importar dois milhões de doses da vacina —que será produzida também no Brasil. Com a decisão, é provável que a compra brasileira também tenha que esperar.

Aprovação emergencial

Após aprovar a vacina da Oxford/AstraZeneca, que já está sendo utilizada no Reino Unido, o governo também liberou um imunizante nacional, Covaxin, feita pela Bharat Biotech.

Segundo Modi, a liberação de ambas as vacinas "são para uso limitado em situações de emergência" e que foi tomada "para acelerar a marchar para uma nação mais saudável e livre de Covid".

Apesar do anúncio do governo, alguns especialistas nacionais criticaram a liberação "rápida" da vacinação dizendo que o imunizante ainda não apresentou dados científicos da última fase de testes.

Conforme dados da Universidade Johns Hopkins, a Índia é o segundo país do mundo em número de casos (10.340.469) —atrás apenas dos Estados Unidos, que tem mais de 20,6 milhões de diagnósticos— e o terceiro em número de óbitos, com 149.649, atrás dos EUA (351.590) e Brasil (196.018).