Topo

Esse conteúdo é antigo

OMS avalia uso emergencial de vacinas da Sinovac e Sinopharm

Itália: Enfermeiras do hospital de Cremona recebem dose da vacina neste domingo - POOL/REUTERS
Itália: Enfermeiras do hospital de Cremona recebem dose da vacina neste domingo Imagem: POOL/REUTERS

13/01/2021 14h19

A Organização Mundial de Saúde (OMS) está trabalhando com as farmacêuticas chinesas Sinovac e Sinopharm para verificar a possibilidade de aprovar o uso emergencial das vacinas anti-Covid produzidas pelas duas empresas, confirmou o diretor geral do órgão, Tedros Adhanom Ghebreyesus, nesta terça-feira (12).

"Estou feliz que uma equipe da OMS esteja atualmente na China para trabalhar com os fabricantes das vacinas da Sinovac e da Sinopharm para avaliar a conformidade com as práticas internacionais antes de uma potencial classificação para a utilização de emergência por parte da OMS", afirmou Ghebreyesus.

O líder do órgão de saúde ainda pediu que as farmacêuticas e laboratórios de todo o mundo passem informações "o mais rápido possível" para a OMS para a análise dos cientistas de imunizantes candidatos contra o coronavírus Sars-CoV-2 A Sinovac é a produtora da CoronaVac, que também está sendo desenvolvida no Brasil em parceria com o Instituto Butantan. Já a Sinopharm tem duas vacinas anti-Covid. Todas as três já vêm sendo aplicadas em grupos prioritários na China desde o segundo semestre do ano passado.