Topo

Esse conteúdo é antigo

Papa Francisco tem evolução 'satisfatória' após cirurgia no cólon, diz Vaticano

O papa Francisco está internado desde domingo, quando passou por uma cirurgia para corrigir uma estenose diverticular do cólon - Reuters/Vaticano
O papa Francisco está internado desde domingo, quando passou por uma cirurgia para corrigir uma estenose diverticular do cólon Imagem: Reuters/Vaticano

07/07/2021 07h48Atualizada em 07/07/2021 08h15

VATICANO, 7 JUL (ANSA) - Três dias após passar por uma cirurgia no cólon, o papa Francisco apresenta recuperação "regular e satisfatória", de acordo com boletim divulgado hoje pela Sala de Imprensa do Vaticano.

Segundo a Santa Sé, o pontífice "continua se alimentando normalmente e suspendeu a terapia parenteral", ou seja, a alimentação intravenosa.

"O exame histológico definitivo confirmou uma estenose diverticular severa com sinais de diverticulite esclerosante. O papa Francisco está comovido com as numerosas mensagens e o carinho recebidos nos últimos dias e expressa sua gratidão pela proximidade e pela oração", diz o boletim.

Jorge Bergoglio está internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, desde o último domingo (4), quando passou por uma cirurgia para corrigir uma estenose diverticular do cólon, estreitamento causado pelo surgimento de pequenas bolsas chamadas divertículos nessa parte do intestino grosso.

De acordo com a Santa Sé, o Papa deve seguir hospitalizado até o fim de semana. Francisco é acompanhado por dois enfermeiros do Vaticano, e seu apartamento conta com uma pequena capela para orações e eventuais celebrações.

O quarto é o mesmo onde São João Paulo II foi internado sete vezes durante seu pontificado e, durante a manhã, um grupo de pacientes se reuniu em torno a uma estátua de Karol Wojtyla no pátio central do hospital e rezou um "Pai Nosso" em homenagem a Francisco.

Bergoglio esperou o início de julho para fazer a cirurgia, já que este costuma ser o mês de "férias" dos papas, sem audiências gerais às quartas-feiras e com menos compromissos.