Topo

Esse conteúdo é antigo

Talibã expande ações e conquista 1° capital de província afegã

Talibã conquistou hoje a cidade de Qala-i-Naw, capital da província de Badghis, na primeira grande ação do grupo desde que os Estados Unidos anunciaram a retirada total de suas forças do país - Jim Huylebroek/The New York Times
Talibã conquistou hoje a cidade de Qala-i-Naw, capital da província de Badghis, na primeira grande ação do grupo desde que os Estados Unidos anunciaram a retirada total de suas forças do país Imagem: Jim Huylebroek/The New York Times

07/07/2021 10h54Atualizada em 07/07/2021 13h43

O Talibã conquistou nesta quarta-feira (7) a cidade de Qala-i-Naw, capital da província de Badghis, na primeira grande ação do grupo desde que os Estados Unidos anunciaram a retirada total de suas forças do país.

O governador de Badghis, Hessamuuddin Shams, afirmou que "os combates começaram no centro habitado" da cidade.

O ataque ocorre no mesmo dia em que representantes do governo de Cabul e do grupo terrorista se reuniram em Teerã para tentar uma mediação de paz. A delegação do governo formal é guiada pelo ex-vice-presidente Younus Qanooni e dos talibãs é liderada pelo chefe-negociador, Sher Mohammad Abbas Stanikzai.

"Hoje, o povo e os líderes políticos do Afeganistão devem tomar decisões difíceis sobre o futuro do país", declarou o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, abrindo a reunião.

Criticando os Estados Unidos, que "falharam" durante os 20 anos que estiveram no Afeganistão, Zarif afirmou que buscará por uma "solução política" para a crise nacional. Entre as principais preocupações dos iranianos, está o aumento de refugiados afegãos que buscam o Irã para ter segurança - somando-se aos milhares presentes no país há décadas.

Os militares dos EUA e dos países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) começaram a tirar todas as suas tropas do Afeganistão desde o início do ano.

A retirada total dos norte-americanos será concluída até o dia 11 de setembro, data simbólica para Washington, já que marcará os 20 anos dos ataques terroristas feitos pelo Talibã nos EUA.