Topo

Esse conteúdo é antigo

Haiti terá eleições para presidente em novembro

O primeiro-ministro Ariel Henry (foto), anunciado no cargo antes da morte do presidente, mas empossado somente depois do assassinato, prometeu restabelecer a ordem - Ricardo Arduengo/Reuters
O primeiro-ministro Ariel Henry (foto), anunciado no cargo antes da morte do presidente, mas empossado somente depois do assassinato, prometeu restabelecer a ordem Imagem: Ricardo Arduengo/Reuters

Em Porto Príncie

12/08/2021 08h49

O conselho eleitoral provisório do Haiti anunciou ontem que o primeiro turno das eleições presidenciais, antes previsto para setembro, será realizado em 7 de novembro.

De acordo com o órgão, as votações para renovação do Parlamento e para o referendo sobre a reforma constitucional que institui um regime presidencialista pleno no país acontecerão no mesmo dia. Já o segundo turno do pleito para presidente ocorrerá em 23 de janeiro de 2022, junto com as eleições municipais.

A reforma constitucional era apoiada pelo presidente Jovenel Moise, assassinado em sua residência privada no último dia 7 de julho. Ele governava o Haiti desde fevereiro de 2017, mas vinha atuando por decreto pelo fato de o país não ter um Parlamento ativo devido a sucessivos adiamentos das eleições legislativas.

Até o momento, foram presas 44 pessoas acusadas de envolvimento no homicídio, incluindo 12 policiais haitianos, 18 mercenários colombianos e dois americanos. O ex-responsável pela segurança de Moise também foi detido.

O primeiro-ministro Ariel Henry, anunciado no cargo antes da morte do presidente, mas empossado somente depois do assassinato, prometeu restabelecer a ordem em um país assolado pela violência e garantir eleições seguras e confiáveis.