Topo

Esse conteúdo é antigo

Derrota dos EUA no Afeganistão é oportunidade de paz, diz líder do Irã

O ultraconservador Ebrahim Raisi foi eleito presidente do Irã em junho - Atta Kenare/AFP
O ultraconservador Ebrahim Raisi foi eleito presidente do Irã em junho Imagem: Atta Kenare/AFP

16/08/2021 09h12Atualizada em 16/08/2021 10h14

TEERÃ, 16 AGO (ANSA) - O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, comentou hoje a vitória do Taleban no Afeganistão ao conquistar Cabul e disse que a saída forçada e antecipada dos Estados Unidos é uma oportunidade de paz para a região.

"A derrota do exército dos Estados Unidos e a sua retirada do Afeganistão devem ser usadas como uma oportunidade para retomar a paz e a segurança do país de maneira definitiva", disse Raisi, segundo a agência local Fars, na cerimônia que marcou a despedida do atual ministro das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, do governo.

Segundo o recém-empossado mandatário, "Teerã fará todos os esforços para garantir a estabilidade no Afeganistão, que hoje representa uma prioridade" para o governo.

O presidente ressaltou que "como uma nação vizinha e fraterna", o Irã vai convidar todos os grupos afegãos a "fazer o possível para atingir um compromisso nacional".

"Vamos monitorar o desenvolvimento e o Irã continua empenhado em relações de boa vizinhança com o Afeganistão", concluiu.

O Irã já estava em conversas tanto com o governo civil de Ashraf Ghani, que fugiu de Cabul para um local desconhecido, como com os extremistas para tentar encontrar uma solução "pacífica" para o governo.

Os Estados Unidos previam retirar todas as suas tropas do território afegão até o dia 31 de agosto, mas com o rápido avanço do grupo extremista desde o dia 7 de agosto e a tomada de Cabul ontem, Washington decidiu evacuar os milhares de cidadãos, diplomatas e militares o mais rápido possível.

Com isso, o poder volta para as mãos do Talibã depois de 20 anos. Era o grupo fundamentalista quem geria o governo quando os EUA invadiram o país, com o apoio da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em 2001.