Topo

Esse conteúdo é antigo

Agência europeia libera 3ª dose da vacina Moderna para adultos

17.abr.2021 - Enfermeira aplica dose da vacina contra a covid-19 da Moderna em Gardena, Califórnia (EUA) - Patrick T.Fallon/AFP
17.abr.2021 - Enfermeira aplica dose da vacina contra a covid-19 da Moderna em Gardena, Califórnia (EUA) Imagem: Patrick T.Fallon/AFP

25/10/2021 14h33Atualizada em 25/10/2021 15h11

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) liberou nesta segunda-feira (25) a aplicação de uma dose de reforço da vacina anti-Covid da Moderna para todas as pessoas acima dos 18 anos.

Conforme o documento, a "terceira dose da Spikevax dada entre seis e oito meses após a segunda dose elevou os níveis de anticorpos em adultos", já que nesse período estava sendo percebida uma redução da imunidade.

"A dose de reforço consiste na metade da dose usada para a vacinação primária", acrescenta ainda a EMA.

Com a liberação, essa é a segunda fórmula autorizada nos países europeus que seguem a EMA - União Europeia e da Área Schengen - para as doses de reforço. Há poucas semanas, o imunizante da Pfizer/BioNTech também havia sido liberado para pessoas saudáveis acima dos 18 anos e a terceira dose deve ser dada após seis meses.

Já para pessoas que têm graves problemas no sistema imune, a dose de reforço de ambas as vacinas é recomendada após 28 dias da segunda dose.

O texto volta a ressaltar que a política de aplicação da dose extra está a cargo dos governos nacionais de acordo com suas campanhas de imunização.