Topo

Esse conteúdo é antigo

Greta critica 'blá, blá, blá' sobre clima na COP26; primeiro-ministro da Itália rebate

Greta Thunberg foi uma das participantes do Youth4Climate, uma pré-conferência da COP-26 - Getty Images
Greta Thunberg foi uma das participantes do Youth4Climate, uma pré-conferência da COP-26 Imagem: Getty Images

Da ANSA, em Londres (Reino Unido)

01/11/2021 16h15

A ativista Greta Thunberg voltou a criticar os discursos dos líderes mundiais sobre o clima e afirmou que eles "fingem" os compromissos que apresentam na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP26. A adolescente, que não está na programação do evento sobre o clima, participou de um protesto nas ruas de Glasgow, na Escócia, nesta segunda-feira (1º).

Os verdadeiros líderes não estão lá dentro, os verdadeiros líderes somos nós. Greta Thunberg, durante a manifestação contra a inércia atribuída aos líderes na emergência climática

Fazendo insinuações e lamentando a falta de ação, a sueca voltou a classificar as palavras dos chefes de Estado de "blá, blá, blá". A maioria dos jovens no protesto acompanhou Greta e também gritou em coro.

Vídeos publicados em redes sociais mostram a ativista cercada por outros manifestantes, enquanto que em algumas fotos a jovem aparece falando com um microfone em um parque em Glasgow.

Recentemente, em Milão, na Itália, a sueca já havia cobrado ações reais contra a mudança climática e denunciado a falta de ações efetivas no planeta. "Escutamos dos nossos líderes palavras pomposas que não se converteram em nada, como um contínuo 'blá, blá, blá", disse a jovem na ocasião.

Aberta oficialmente no último dia 31 de outubro, a COP26 acontece na cidade escocesa e debaterá a necessidade de cada país adotar metas mais agressivas de redução de emissões de poluentes, a regulamentação do mercado de créditos de carbono e o financiamento de ações pelo clima em nações pobres.

Primeiro-ministro da Itália rebate

Na coletiva final do G20, em Roma, o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, afirmou que a cúpula não fez promessas vazias e lembrou da frase da ativista pelo clima Greta Thunberg, de que essas reuniões tem muito "blá-blá-blá" e pouca ação.

"Nessa reunião, nós mostramos que os nossos sonhos ainda estão vivos, mas que agora precisamos nos acertar para transformá-los em fatos. Quero agradecer aos ativistas que nos mantêm na rota certa. Muitos dizem que estão cansados do 'blá-blá-blá' e eu acredito que esse encontro se encheu de conteúdo. Nós enchemos de substância as palavras", disse o premiê italiano em coletiva.

Um dos "sucessos" para o chefe de governo italiano foi o compromisso de que todos os países do G20 vão parar de investir em centrais de energia movidas a carvão até o fim de 2021. "Nós decidimos deixar o carvão no passado", disse ainda.