Topo

Esse conteúdo é antigo

Itália inicia vacinação de crianças contra covid-19

15.dez.2021 - Manfredi, 5 anos, recebe sua primeira dose da vacina contra covid-19 em Roma, na Itália - Yara Nardi/Reuters
15.dez.2021 - Manfredi, 5 anos, recebe sua primeira dose da vacina contra covid-19 em Roma, na Itália Imagem: Yara Nardi/Reuters

Em Roma

16/12/2021 10h12

Começou hoje a vacinação de crianças entre cinco e 11 anos de idade contra a covid-19 em toda a Itália, país que enfrenta uma expansão nos casos do novo coronavírus desde meados de outubro.

A campanha de imunização de crianças já havia iniciado na região do Lazio, onde fica a capital Roma, ontem, mas o restante da Itália deu a largada apenas hoje.

A vacinação dessa faixa etária é feita exclusivamente com o imunizante da Biontech/Pfizer, porém com uma dosagem menor: 10 microgramas por dose, contra 30 microgramas para as pessoas a partir de 12 anos.

"Estamos convencidos sobre a vacina. Pedimos a opinião do pediatra de nossa confiança e decidimos dar a vacina", disse a mãe do pequeno Liam, primeiro menino imunizado no principal centro de vacinação de Florença, capital da Toscana.

Já o consultor do programa de imunização contra Covid na Lombardia, Guido Bertolaso, afirmou que a faixa etária entre cinco e 12 anos é a mais atingida pelos novos casos da doença atualmente. "Diante disso, não há dúvidas sobre a necessidade de vacinar nossos filhos e netos. Quem diz que a Covid não é uma doença perigosa para a infância não sabe do que está falando", afirmou.

Até o momento, pouco mais de 77% da população da Itália já concluiu o primeiro ciclo de vacinação contra a covid (85% das pessoas a partir de 12 anos), porém isso não foi suficiente para evitar uma nova onda de casos.

Na última quarta, o país registrou seu maior número de contágios em um único dia (23.195) desde 1º de abril e voltou a superar a barreira dos 300 mil casos ativos pela primeira vez desde 19 de maio. Já o número de mortes na quarta (129) é o mais alto desde 27 de maio.