Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Emissora pública italiana retoma atividades jornalísticas na Rússia

Serviços da RAI em Moscou serão retomados na próxima quarta-feira, segundo comunicado divulgado pela emissora pública italiana - Max Rossi/Reuters
Serviços da RAI em Moscou serão retomados na próxima quarta-feira, segundo comunicado divulgado pela emissora pública italiana Imagem: Max Rossi/Reuters

Em Roma (Itália)

26/03/2022 13h38Atualizada em 26/03/2022 13h41

A emissora pública italiana RAI anunciou hoje a retomada das atividades jornalísticas de seus correspondentes na Rússia.

Suspensos desde 5 de março devido a uma nova lei que prevê penas de até 15 anos de prisão para quem publicar supostas "notícias falsas" sobre as atividades das Forças Armadas russas, os serviços da rede em Moscou serão retomados na próxima quarta (30).

"Após uma atenta análise da normativa e a comparação com as experiências de outras redes internacionais, apesar de essa lei continuar em vigor, a Rai acredita ser importante retomar o fluxo informativo a partir da Federação Russa", diz um comunicado da emissora italiana.

"Os correspondentes e enviados na Federação Russa voltarão a informar os italianos sobre questões políticas, econômicas e sociais, tendo o cuidado de proteger a incolumidade e a integridade da ação profissional. Ao mesmo tempo, a Rai continuará informando seu público sobre a invasão à Ucrânia e as sanções econômicas dos países ocidentais contra a Federação Russa, de modo livre e sem qualquer condicionamento", afirma a nota.

A nova lei marca mais um ataque do regime de Vladimir Putin contra a liberdade de imprensa e busca aumentar o controle do Estado sobre as informações divulgadas a respeito da invasão à Ucrânia, que é chamada na Rússia de "operação especial".

No entanto, o Kremlin alega que a medida é uma resposta a "uma guerra de informação sem precedentes" contra Moscou.