Topo

Panda celebrado como vitória em programa de reprodução morre aos seis dias

Filhote de panda macho recém-nascido é alimentado dentro de incubadora no sábado (7) - Ueno Zoological Park Society/AP
Filhote de panda macho recém-nascido é alimentado dentro de incubadora no sábado (7) Imagem: Ueno Zoological Park Society/AP

11/07/2012 05h59

Society)

Um panda gigante recém-nascido morreu na manhã desta quarta-feira no zoológico de Tóquio com suspeita de pneumonia.

Uma funcionária encontrou o filhote deitado sem respirar no peito da mãe. Ainda foi feita uma tentativa de reanimá-lo com massagem cardíaca, mas o panda bebê foi declarado morto uma hora depois.

Antes do nascimento, o último filhote do programa de reprodução em cativeiro do zoológico de Tóquio havia nascido em 1988 - e foi enviado à China.

Pandas gigantes têm uma taxa de natalidade baixa e inseminação artificial é comum para espécies que estão em contato com o público. O filhote havia sido, no entanto, concebido naturalmente e seu nascimento, que teve uma grande cobertura da mídia, foi muito comemorado em todo o Japão.

O bebê ainda nem havia recebido um nome e passou o início da semana na incubadora. Ele havia voltado para os braços da mãe na terça-feira.

A mãe, Shin Shin, e o pai, Riri, foram trazidos da China pouco antes do tsunami do ano passado e ficaram famosos ao sobreviver a tragédia.

O zoológico de Tóquio gasta um milhão de dólares por ano com o casal.