Topo

Polícia prende 6 após colisão de navios que matou ao menos 36 em Hong Kong

02/10/2012 04h43

A polícia de Hong Kong prendeu seis tripulantes de duas embarcações envolvidas em uma colisão que matou ao menos 36 pessoas no maior acidente marítimo do território em mais de uma década.

Segundo a polícia de Hong Kong, os membros da tripulação foram presos devido a suspeitas de que colocaram a vida de passageiros em risco, ao operar o navio de forma pouco segura.

A embarcação Lamma IV afundou na segunda-feira, após colidir com uma balsa. A segunda embarcação envolvida no acidente conseguiu voltar ao porto sem danos graves. Apenas alguns passageiros tiveram ferimentos leves.


O Lamma IV levava mais de 120 pessoas para ver um show de fogos de artifício. A queima de fogos era parte das comemorações por um feriado de uma semana na China para marcar um festival de outono e a data da proclamação da República.

Mais de cem pessoas do barco que naufragou foram regatadas e levadas para hospitais nas imediações.

A polícia ainda não sabe o número exato de pessoas que estava na embarcação no momento do acidente, mas está entrevistando sobreviventes para determinar se há mais desaparecidos.

Naufrágio rápido

A companhia de eletricidade Hong Kong Electric confirmou à BBC que era proprietária do barco que naufragou.

Ele levava funcionários e familiares para assistir aos fogos em Victoria Harbour, um dos pontos mais conhecidos da cidade.

A outra embarcação era uma balsa operada pela Hong Kong and Kowloon Ferry, com cerca de cem pessoas a bordo.

Segundo a correspondente da BBC em Hong Kong Juliana Liu, a baixa visibilidade e os obstáculos no mar podem ter dificultado a saída dos passageiros do barco naufragado.

Um passageiro relatou o ocorrido ao jornal local The South China Morning Post :"Após dez minutos de viagem, um barco bateu na parte de trás em alta velocidade. O barco... começou a afundar. De repente, eu estava dentro d'água".

"Eu nadei e tentei agarrar uma boia", afirmou o homem. "Não sei onde estão meus dois filhos."

Testemunhas disseram que a embarcação afundou rápido.

"Em dez minutos, o barco tinha afundado. Tivemos de esperar mais 20 minutos pelo resgate", disse outro homem.

O porto de Hong Kong é um dos mais movimentados do mundo, mas há poucos registros de acidentes com transporte de passageiros na região.