Topo

Pistorius 'colocou próteses, levantou e atirou', diz promotoria

Acusado de matar a namorada, Oscar Pistorius chora durante audiência em tribunal de Pretória (África do Sul) - AP Photo/Antione de Ras - 15.fev.2013
Acusado de matar a namorada, Oscar Pistorius chora durante audiência em tribunal de Pretória (África do Sul) Imagem: AP Photo/Antione de Ras - 15.fev.2013

19/02/2013 06h25

O medalhista paralímpico sul-africano Oscar Pistorius atirou quatro vezes contra a porta trancada do banheiro em que se encontrava sua namorada, em seguida arrombou a porta e carregou o corpo para o andar inferior.

Essa teria sido a sequência dos acontecimentos que levaram à morte de Reeva Steenkamp na última quinta-feira (14), segundo os argumentos da promotoria apresentados em um tribunal em Pretória. Ela teria sido atingida por três dos quatro tiros dados pelo velocista.

Pistorius voltou ao tribunal de Pretória no mesmo dia do funeral de sua namorada, cujo corpo será cremado em Port Elizabeth. Ele chorou, novamente, ao ouvir as acusações da promotoria.

A defesa de Pistorius argumentou que ele não sabia quem estava do outro lado da porta.

Segundo a promotoria, os indícios seriam de que Pistorius teria se levantado, colocado as próteses, andando sete metros e então disparado contra Steenkamp pela porta do banheiro.

O atleta teria, então, derrubado a porta do banheiro e carregado o corpo de Steenkamp para o andar térreo.

Promotores já haviam dado declarações de que tinham a intenção de acusar o atleta, de 26 anos, de crime premeditado.

O velocista, que ficou famoso mundialmente ao se tornar o primeiro atleta paralímpico a disputar provas das Olimpíadas usando próteses, pedirá para responder o processo em liberdade, após pagamento de fiança.

A cremação do corpo de Steenkamp está marcado para a tarde desta terça-feira. A modelo tinha apenas 30 anos e começou a namorar Pistorius em novembro do ano passado.