Topo

Vídeo de 'homens-morcego' saltando sobre centro do Rio vira hit na web

20/03/2013 07h32

Um vídeo mostrando dois "homens-morcego" saltando sobre o Centro do Rio e voando por entre seus prédios enquanto a cidade ainda acordava virou um hit na internet.

O norueguês Jokke Sommer e o francês Ludovic Woerth saltaram de "wingsuits" - uma espécie de macacão com asas, amparado por um pequeno paraquedas para aterrissagem - a 1,100 metros de altitude, de um ponto cuidadosamente calculado para atingir seu objetivo.

Seu alvo era a estreita fresta entre as duas torres do Ventura Corporate Towers, na Avenida Chile.

Ambos são conhecidos mundo afora por saltos arriscados e radicais, mas Sommer conta que este foi seu primeiro salto urbano - e que a inspiração veio justamente daquelas torres, que avistou à distância em uma visita ao mirante do Pão de Açúcar.

"Eu vi que a distância entre as duas torres eram o suficiente para voar no meio. Fiquei mega empolgado porque eu sempre tive vontade de fazer algo assim", conta o atleta de 26 anos.

No dia seguinte, a dupla foi ao local verificar se havia área para aterrissagem e decidiu pela Praça Tiradentes. Depois, foi a hora de fazer os cálculos no Google Earth para saltar do local exato.

"Eu estava muito ansioso para saber como ia me sentir. É incrível ver o prédio se aproximando de você e de repente passar no meio dele. É uma perspectiva muito tridimensional", conta.

Eles não tinham autorização para aterrissar na cidade e por isso saltaram um pouco antes das 6h, quando os voos comerciais ainda não haviam começado.

A cidade parecia estar dormindo, mas quando aterrissaram na Praça Tiradentes, foram surpreendidos por aplausos de uma festa que ocorria no local.

O salto, realizado no dia 24 de fevereiro, encerrou o mês que Sommer e Woerth passaram no Rio em de fevereiro, filmando o primeiro de oito episódios de uma série sobre "nossas vidas e de nossos amigos".

O vídeo foi postado na página do Youtube de Sommer na última sexta-feira e já teve quase um milhão de visitas.

Imagens: Jokke Sommer (www.facebook.com/JokkeSommerOfficial; www.youtube.com/user/JokkeSommerOfficial) e Ludovic Woerth; câmera de solo: Tiago Cobra