Topo

Japão resgata 30 pessoas inconscientes de vulcão em erupção

Equipes de resgate transportam os corpos dos 30 montanhistas inconscientes encontrados no Monte Ontake. O vulcão entrou em eurpção neste sábado (27), e segundo as autoridades, cerca de 250 montanhistas estavam na área - Reuters
Equipes de resgate transportam os corpos dos 30 montanhistas inconscientes encontrados no Monte Ontake. O vulcão entrou em eurpção neste sábado (27), e segundo as autoridades, cerca de 250 montanhistas estavam na área Imagem: Reuters

28/09/2014 07h42

Trinta pessoas foram resgatadas inconscientes próximo ao pico do vulcão Monte Ontake, que entrou em erupção no sábado no Japão.

Seguindo o protocolo, as autoridades evitaram confirmar que as vítimas estejam mortas até que seja concluída a perícia oficial, mas adiantaram que os montanhistas apresentavam um quadro de parada respiratória e ausência de batimentos cardíacos.

Imagens divulgadas pelas Forças de Autodefesa do país neste domingo mostraram os soldados transportando os alpinistas de helicóptero, sobre a montanha coberta de cinzas. Segundo a agência Reuters, mais de 500 militares e policiais foram usados nas buscas.

O vulcão de 3.067 metros de altitude, localizado a 200 km de Tóquio, continuava em atividade no domingo (28).

A erupção deixou mais de 40 pessoas feridas, muitas com os ossos quebrados. Cerca de 250 montanhistas ficaram presos nas encostas do monte, mas a maioria conseguiu descer no sábado, informaram as autoridades.

Cerca de 50 tiveram de passar a noite na montanha. Neste domingo, helicópteros resgataram sete pessoas com vida.

A erupção do Monte Ontake, um popular destino de montanhismo no Japão, expeliu cinzas e rochas e pegou as autoridades de surpresa - apesar de o país monitorar de perto a atividade vulcânica no seu território.

O material expelido se espalhou por um raio de 3 km e tornou o ar difícil de respirar, segundo moradores da região.

A última vez que o Monte Ontake entrou em erupção foi em 2007. Desde então, autoridades japonesas têm recomendado aos montanhistas que evitem a área.

Erupções vulcânicas são comuns no Japão, mas a última vez que foram registradas mortes foi em 1991, quando 43 pessoas morreram em consequência da erupção do Monte Unzen, no sudoeste do país.