Topo

Francês faz mêmes nas ruas com ilustrações divertidas

30/09/2014 06h50

Daniela Fernandes

De Paris para a BBC Brasil

Ilustração

Os desenhos bem humorados do ilustrador francês David Troquier, que se inserem no espaço urbano e em cenas do cotidiano para contar uma história, ganharam destaque na internet e se tornaram conhecidos em inúmeros países.

Troquier, também conhecido como "Troqman", dá vida a cenas banais e monótonas, como uma simples placa de rua, um bloco de pedra na calçada, uma poça de água ou ainda um rolo de papel higiênico.

Para ele, uma vitrine de queijos, por exemplo, se torna algo ideal para personagens vestidos com roupas de descontaminação radioativa.

A célébre Mona Lisa, no museu do Louvre, inspira o desenho de um ladrão que desce do teto pendurado em uma corda, como um acrobata, e que vai arrancar o quadro da parede.

"A arquitetura contemporânea e os elementos de urbanismo são uma fonte de inspiração infinita. Mais do que desenhar, eu gosto de contar histórias", disse Troquier à BBC Brasil.

"O humor é muito importante e tento considerar nosso ambiente como um grande playground, onde tudo é potencialmente uma história ou uma ideia", afirma o ilustrador. Ele sempre carrega lápis e vários blocos de desenhos de diferentes tamanhos.

Os ângulos e perspectivas dos desenhos fazem com que as cenas imaginadas se misturem perfeitamente aos objetos reais, criando uma situação ou uma tirinha de histórias em quadrinhos. "Troqman" fotografa depois os desenhos no cenário real, trabalho que ele denominou "cartoon bombing".

Ele conta que "devora" histórias em quadrinhos desde que aprendeu a ler.

"Com essas ilustrações e fotos, tento trazer essas histórias para a realidade", diz ele.

Troquier diz que a inspiração vem "subitamente" e que ele está sempre em alerta e curioso em relação ao que está à sua volta. "O espaço urbano tem sempre algo para ser explorado", afirma o ilustrador, que gosta de "andar pelas ruas sem destino, entrar em pequenas ruelas ou lojas que não conhece e também observar as pessoas".

"Posso passar 50 vezes em frente a um lampadário na rua e um dia vejo que a lâmpada está quebrada e aí tenho uma ideia", conta "Troqman", acrescentando que seu objetivo "é se divertir com o ambiente urbano e o cotidiano".

"Gosto dos detalhes, das pequenas imperfeições à nossa volta. Penso que é isso que torna a vida mais interessante", afirma. Ele desenha principalmente no espaço urbano, mas também se inspira em objetos e móveis de sua casa, e até mesmo em seu gato, para criar histórias.

O forno micro-ondas, por exemplo, se torna uma "sauna", onde um dos personagens pede para que a porta seja fechada para manter o calor do local.

Troquier se mudou de Paris para Amsterdã, na Holanda, trabalha como diretor artístico em agências de publicidade. "A ilustração é algo novo para mim, não era minha atividade antes." Após a "boa receptividade" em relação aos seus desenhos, ele começou a fazer ilustrações para campanhas publicitárias e filmes e agora prevê organizar uma exposição de seus desenhos "cartoon bombing" em Paris ou Amsterdã.