Topo

Boca de urna do Ibope erra resultados no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul

06/10/2014 00h49

A pesquisa de boca de urna divulgada após o término da votação neste domingo errou nos números apontados para alguns estados. Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul foram estados que apresentaram a maior discrepância entre o resultado nas urnas e as porcentagens mostradas pelo Ibope, que deveriam indicar quais seriam os eleitos.

Para o governo do Rio de Janeiro, de acordo com a boca de urna, Luiz Fernando Pezão (PMDB) teria 34% dos votos e disputaria o segundo turno com Antony Garotinho (PR), que aparecia com 28%. Marcelo Crivella (PRB) ficaria em terceiro, com 18% dos votos, bem distante do segundo colocado. A margem de erro era de dois pontos percentuais.

Na prática, porém, o resultado foi bem diferente: Pezão manteve-se em primeiro, mas com 40% dos votos; Garotinho acabou em terceiro, com 19%, e Crivella terminou com 20%, superando o ex-governador e indo para o segundo turno.

No Rio Grande do Sul, mais um erro considerável da boca de urna. Para o Senado, a pesquisa do Ibope apontava Olívio Dutra (PT) eleito com 37% dos votos, contra os 31% de Lasier Martins (PDT). Após a contagem dos votos, no entanto, a vaga ficou com Lasier, que teve 37% dos votos, enquanto Olívio ficou com 35%.

Na eleição para o governo gaúcho, o boca de urna também errou feio. O ibope deste domingo indicava Tarso Genro (PT) com 35% e José Ivo Sartori (PMDB) com 29%. Ana Amélia (PP) aparecia com 26% e, devido à margem de erro, até poderia, segundo a boca de urna, ir para o segundo turno. A apuração dos votos mostrou, porém, Sartori na frente, com 40% dos votos, e Genro com 32,5% - ambos disputarão o segundo turno no dia 26.

Já na pesquisa para presidente, o Ibope não mostrou algo muito diferente do que aconteceu, mas, ainda assim, errou. A boca de urna apontava Dilma Rousseff (PT) - com 44% dos votos - e Aécio Neves (PSDB) – com 30% - no segundo turno, e Marina Silva com 22%. Na prática, a atual presidente recebeu 41,5% dos votos, o tucano ficou com 33,5% e a ex-senadora com 21% (o único acerto, dentro da margem de erro).

O boca de urna do Ibope ouviu 64.200 pessoas em todo o Brasil.

Mais erros

Além dos resultados de Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, também surpreenderam as apurações de São Paulo, Ceará e Bahia quando comparadas aos números da boca de urna di Ibope.

Entre os paulistas, a pesquisa apontava Geraldo Alckimin (PSDB) reeleito com 52% dos votos, o que, dentro da margem de erro, ainda deixava a dúvida de se haveria ou não segundo turno.

O atual governador ficou com 57% no fim, vencendo tranquilamente a eleição no primeiro turno e fora da margem de erro da pesquisa. Paulo Skaf (PMDB) e Alexandre Padilha (PT), ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente, e dentro da margem de erro. Skaf tinha 22% na pesquisa e recebeu 21% dos votos, e o petista tinha 20% e ficou com 18%.

Para o senado paulista, o boca de urna também errou longe da margem de erro. José Serra (PSDB) superou Eduardo Suplicy (PT) e ficou com a vaga, mas o placar foi de 58% a 32%, em vez de 49% a 34%, como apontava o Ibope deste domingo.

Na Bahia, a pesquisa mostrava uma possibilidade maior segundo turno para o governo, com Rui Costa (PT) com 49% dos votos e Paulo Souto (DEM) com 39%. Na prática, o cargo foi definido neste domingo – Rui Costa teve 54% dos votos, e Paulo Souto não chegou a 38%.

O Ceará também teve um resultado que destoou da boca de urna. Pela pesquisa, Eunício (PMDB) teria 49% dos votos e iria para o segundo turno com Camilo (PT), que apareceu com 44%. Na apuração, porém, o petista terminou na frente, com 47% contra 46% do peemedebista.

Em Pernambuco, houve uma discrepância grande na porcentagem do vencedor. O Ibope apontava Paulo Câmara (PSB) eleito governador com 58% dos votos, contra 38% de Armando Monteiro (PTB). Na realidade, o candidato que herdou os eleitores do ex-governador pernambucano Eduardo Campos, venceu o pleito com 68% dos votos – 10 pontos a mais do que o apontado pela boca de urna.

Acertos

Apesar de alguns resultados equivocados, a boca de urna conseguiu cravar o placar eleitoral de Minas Gerais. Tanto para o governo, apontando Fernando Pimentel (PT) com os exatos 53% dos votos que ele recebeu, quanto para o Senado, com Antônio Anastasia (PSDB) somando 56% dos votos.

No Distrito Federal, o Ibope também acertou ao mostrar Rodrigo Rollemberg (PSB) na frente com 44% - ele teve 45% - e Jofran Frejat (PR) com 29% - teve 28% - indo para o segundo turno.

A pesquisa também acertou na mosca o resultado do Paraná, onde Beto Richa (PSDB) foi reeleito com 55% dos votos, superando Roberto Requião (PMDB), que teve 27%.