Topo

Imagens impressionantes mostram bombardeio de colina ocupada por Estado Islâmico

Combinação de duas imagens, a de cima de 23 de outubro e a de baixo de 24 de outubro, mostram militantes do Estado Islâmico colocando após colocarem uma bandeira (topo) antes de um bombardeio numa colina nas proximidades da cidade síria de Kobane --descrita como um centro de comando do grupo radical - Bulent Kilic/AFP
Combinação de duas imagens, a de cima de 23 de outubro e a de baixo de 24 de outubro, mostram militantes do Estado Islâmico colocando após colocarem uma bandeira (topo) antes de um bombardeio numa colina nas proximidades da cidade síria de Kobane --descrita como um centro de comando do grupo radical Imagem: Bulent Kilic/AFP

24/10/2014 12h30

Autoridades militares dos Estados Unidos divulgaram nesta quinta-feira fotos que mostram o impressionante bombardeio de uma posição ocupada por combatentes do Estado Islâmico numa colina nas proximidades da cidade síria de Kobani - descrita como um centro de comando do grupo radical.

Palco de violentos combates entre as forças do grupo extremista islâmico e guerrilheiros curdos (os pershmerga), a cidade, próxima à fronteira com a Turquia, se transformou num ponto focal dos esforços contra os avanços do EI.

As imagens exibem a sequência de eventos após uma bomba de um caça da coalizão liderada pelos americanos atingir em cheio a colina ocupada por um grupo de militantes, em que estava fincada uma bandeira do 'Estado Islâmico'. Uma explosão brilhante é seguida de outros ataques em que nuvens de fumaça negra tomam conta da colina.

Os bombardeios da coalizão se intensificaram nos últimos dias, apesar das notícias de que ataques anteriores tinham conseguido conter o avanço dos combatentes islâmicos sobre Kobani.

Sua possível tomada pelo 'Estado Islâmico' seria um duro golpe para os pershmerga, que lutam no solo contra os jihadistas.

O cerco de Kobane causou preocupação suficiente para que o governo da Turquia, inimigo histórico dos curdos, autorizasse o trânsito de guerrilheiros em direção à Síria para reforças as linhas pershmerga na cidade.

Nesta semana, aviões americanos lançaram, pela primeira vez, armas e suprimentos para os guerrilheiros, que enfrentam um inimigo mais equipado - há até rumores de que as forças do 'Estado Islâmico' estariam começando a treinar pilotos de caças.

Os combates em Kobani ajudaram a agravar a situação dos refugiados sírios. De acordo com autoridades turcas, mais de 160 mil refugiados cruzaram a fronteira desde a intensificação dos combates na região.

A Turquia abriga hoje metade dos mais de 3 milhões de sírios que fugiram de seu país desde o início da guerra civil na Síria, em 2011.