Topo

Foto de imigrantes pulando cerca em campo de golfe ''viraliza''

Jose Palazón/AFP
Imagem: Jose Palazón/AFP

25/10/2014 21h52

Essa foto de um grupo de imigrantes tentando atravessar a cerca que separa Marrocos do território espanhol de Melilla confirma que uma imagem vale mais que mil palavras.

Ou pelo menos essa parece ser a opinião dos meios de comunicação e usuários de redes sociais que republicaram a imagem captada pelo ativista espanhol José Palazón, que defende os direitos de trabalhadores em situação irregular na região.

Palazón é diretor da ONG Prodein, que tem como missão lançar luz sobre a situação dos imigrantes de Melilla, e tirou a foto na quarta-feira (22), no clube de golfe que faz fronteira com a cerca.

A imagem foi compartilhada primeiramente via Twitter e imediatamente se tornou viral, sendo reproduzida por veículos da imprensa de diversos países, como o jornal espanhol 'El País', a revista americana 'Time' e o jornal britânico 'The Guardian'.

"Acho que o impulso de compartilhar [imagem] vem do fato de ela mostrar aquilo que nos revolta tanto: a diferença Norte-Sul, a desigualdade, a violência que se vive aqui", disse Palazón ao 'El País'.

"Eram cerca de 11 da manhã. Os meninos saltaram por um lugar próximo ao campo de golfe e me pareceu que era um bom momento para tirar uma foto que não fosse aquela imagem típica, mas algo mais simbólico."

De acordo com o Ministério do Interior espanhol, no dia em que a foto foi tirada cerca de 200 pessoas tentaram atravessar a cerca que separa Marrocos do território espanhol. Cerca de 20 tiveram sucesso.