Topo

Mercado celebra mil anos como 'queridinho' de Londres

20/12/2014 09h45

Mercado não é só comprar e vender - pelo menos não no Borough Market de Londres, que celebra mil anos em 2014.

O segredo aqui é apreciar a experiência de ir às compras - o aroma, o sabor e o ambiente de produtos frescos e únicos. Não é à toa que o local se tornou uma atração da capital britânica, com média de 5 milhões de visitantes por ano.

David Matchett é gerente de desenvolvimento do Borough Market e um apaixonado pelo mercado. "Só de estar no mercado e trabalhar aqui é um privilégio", disse ele ao mostrar as barracas à BBC.

"É como se fosse uma aldeia. Acho que todo mundo que trabalha aqui se sente parte de uma comunidade".

A data real do surgimento das primeiras barracas é confusa. Registros apontam que negócios já eram feitos na região da London Bridge há mil anos - e essa é a data tida como inicial.

Em 1755, um ato do Parlamento fechou o mercado, mas um grupo de moradores juntou 6 mil libras e comprou a área que é hoje o coração do Borough - e onde ele existe desde 1756.

O mercado cresceu e é hoje um badalado pólo gastronômico na capital britânica - e não só entre turistas, mas também moradores de Londres, que visitam e fazem compras por aqui.

São mais de 100 barracas que vendem produtos artesanais, independentes ou de grandes empresas, que resistem à feroz competição dos supermercados.