Topo

Retrospectiva: 5 momentos que marcaram o esporte em 2014

21/12/2014 09h12

Stephen Fottrell

da BBC Esportes

O ano de 2014 teve uma das Copas do Mundo mais empolgantes da história, mas também foi marcado por tragédias e polêmicas no esporte.

Abaixo, a retrospectiva da BBC traz cinco momentos que marcaram 2014:

A humilhação do Brasil nas mãos da Alemanha

O triunfo alemão na Copa brasileira e o retorno triunfante de sua seleção a Berlim foram alguns dos eventos mais compartilhados das redes sociais de todos os tempos.

Mas em termos de cenas marcantes, a Copa talvez seja lembrada pela humilhação dos donos da casa na semifinal. A imagem dos jogadores brasileiros chorando e em choque, após a derrota de 7 a 1, diante de fãs igualmente chocados, é uma das cenas do ano.

Muitos brasileiros temiam que o baixo rendimento de sua seleção eventualmente seria desmascarado, mas tinham esperança de que um apoio apaixonado dos fãs poderia levá-los à final.

No entanto, eles não estavam nem de longe preparados para a humilhação que o time de Luiz Felipe Scolari sofreria na pior derrota brasileira na história das Copas.

Suarez banido após mordida

Outro momento marcante da Copa foi o atacante uruguaio Luis Suarez mordendo o jogador italiano Giorgio Chielline.

Suarez já havia sido banido outras duas vezes em sua carreira por problemas similares. Mas repetir o ato pela terceira vez em plena Copa do Mundo deixou muita gente estupefada, gerando um intenso debate sobre o caso no Facebook e no Twitter.

O uruguaio foi banido do esporte por quatro meses, período em que trocou o Liverpool pelo Barcelona, onde esperou até outubro para poder entrar em campo.

A morte do jogador de críquete Phil Hughes

A trágica morte de um jovem jogador de críquete australiano, Phil Hughes, chocou até mesmo os que não acompanham o esporte. Ele morreu em um hospital de Sidney, dois dias após ter sido atingido na cabeça por uma bola durante um jogo.

O jogador foi atingido quando tentava rebater uma bola arremessada com grande velocidade durante um campeonato no Estádio de Cricket de Sydney.

A bola, de madeira maciça revestida de couro, atingiu a nuca de Hughes, em uma parte não protegida pelo capacete.

Fãs do mundo tudo prestaram homenagens ao australiano postando fotos nas redes sociais com a hashtag #PutYourBatsOut.

Irlandesa sensação no YouTube

Quando a Fifa anunciou os candidatos ao melhor gol do ano, conforme esperado, figuravam entre eles jogadas de grandes nomes do futebol masculino, como Robin van Persie e James Rodriguez.

Porém, um nome pouco familiar chamou a atenção: era Stephanie Roche, que marcou um gol para o clube irlandês Peamount United. A jogada dela foi vista mais de 3 milhões de vezes no YouTube e rendeu a ela um contrato profissional na França.

O gol ficou numa lista da Fifa de três grandes gols. Os outros dois foram marcados durante a Copa do Mundo 2014, por James Rodriguez e van Persie.

Apesar do gol de Roche ter sido marcado em 2013, seu feito de ser a única mulher a figurar na lista foi um dos grandes momentos do esporte neste ano. Ela espera levar o prêmio em 12 de janeiro em Zurich e para isso já conta com uma campanha de apoio que vem sendo feita nas redes sociais.

O desafio da pugilista Sarita Devi

A controvérsia sobre a recusa da pugilista Sarita Devi em aceitar sua medalha nos Jogos Asiáticos foi uma das grandes histórias do esporte no sul da Ásia.

O incidente ocorreu nos Jogos da Coreia do Sul, realizados nos meses de setembro e outubro. Devi se recusou a aceitar sua medalha de bronze em protesto contra sua controversa derrota na semifinal dos pesos leves para a atleta da Coreia do Sul, Park Ji-Na.

O episódio gerou protestos na mídia indiana, que criticou a decisão afirmando que ela foi "parcial" e "injusta". Embora a atleta tenha se arrependido e tardiamente aceitado a medalha, ela foi suspensa pela Federação Internacinal de Boxe.

A punição gerou protestos do governo indiano e da lenda do críquete Sachin Tendulkar, que pediram para que ela fosse revogada.