Topo

Dono da AirAsia se diz 'arrasado' com sumiço de avião

Syaiful Arif/Xinhua
Imagem: Syaiful Arif/Xinhua

28/12/2014 22h40

O dono da AirAsia, o empresário malaio Tony Fernandes, falou aos jornalistas e se disse 'arrasado' com o sumiço do voo QZ8501 da companhia. O avião da subsidiária da companhia na Indonésia era um Airbus A320-200 e está desaparecido desde a manhã deste domingo (28).

Fernandes voou para Surabaya, de onde saiu o voo da AirAsia da Indonésia com destino a Cingapura, e deu apoio aos familiares que esperavam por notícias ali.

"Nós estamos arrasados com o que aconteceu, é inacreditável", disse.

"Nossa preocupação agora é com os familiares das pessoas que estavam no voo. Nada é mais importante para nós do que as famílias dos tripulantes e dos passageiros."

O avião tinha 162 pessoas, sendo 155 passageiros, que incluíam 137 adultos, 17 crianças e um bebê. A BBC conversou com alguns dos familiares deles no aeroporto de Surabaya, enquanto todos tentam manter o otimismo.

"O voo ia só da Indonésia para Cingapura, então não é como se estivesse perdido no Oceano Índico, então deve ser mais fácil encontrar", disse William Kai, que aguarda notícias sobre o cunhado dele, que estava no voo.

A mídia local chegou a divulgar informações sobre possíveis destroços do avião desaparecido encontrados perto da ilha de Belitung, na Indonésia, situada na Costa Oriental de Samatra. No entanto, ainda não houve confirmação oficial sobre isso.

"Eu ouvi muitas coisas, mas não sei se nós podemos confiar nisso. Acho que devemos esperar confirmação oficial. Nós ainda temos esperança, não podemos perder a esperança", reiterou.

'Pior pesadelo'

Uma busca aérea e também marítima foi iniciada imediatamente após o avião ter sido dado como desaparecido, mas o mau tempo dificultou os trabalhos no local.

"Esperamos que o avião seja encontrado rapidamente e que nós possamos identificar o que causou tudo isso", disse o dono da AirAsia.

Familiares tentam manter as esperanças à espera de notícias no aeroporto

Foram 12 navios, três helicópteros e cinco aviões buscando a aeronave perdida durante todo o domingo. No fim do dia na Indonésia, as buscas foram suspensas para serem retomadas logo cedo na segunda-feira. Os Estados Unidos já ofereceram ajuda para a localização do avião, caso a Marinha da Indonésia queira.

Para Tony Fernandes, que assumiu a AirAsia desde 2001 e a transformou de uma empresa falida em uma companhia aérea de sucesso, o sumiço do voo QZ8501 é seu "pior pesadelo".

Apoio

O avião da AirAsia da Indonésia em questão já voou 13.600 vezes por mais de 23 mil horas desde 2008. Ele passou pela última manutenção em 16 de novembro deste ano.

O capitão, Iriyanto, tem no currículo mais de 20,5 mil horas de voo, quase 7 mil delas com a AirAsia, segundo o dono da empresa. O co-piloto é francês, Remi Emmanuel Plesel.

O CEO da AirAsia da Indonésia, Sunu Widyatmolo disse que a empresa "mobilizou uma equipe de apoio para ajudar a cuidar dos familiares no que eles precisarem, inclusive hospedagem e viagens."

Dos 155 passageiros a bordo, a maioria era da Indonésia. Havia também um do Reino Unido, um da Malásia, um de Cingapura e três da Coreia do Sul.

Além deles, havia o piloto e outros cinco tripulantes, dos quais um era francês e os outros eram da Indonésia.