Topo

Balsa pega fogo com centenas a bordo na costa da Grécia

28/12/2014 09h12

Mais de 30 passageiros já foram resgatados da balsa que pegou fogo na costa grega

Uma balsa que transportava 460 pessoas pegou fogo na costa da Grécia na manhã deste domingo. Os passageiros estão sendo resgatados por outras embarcações.

O ministro da Marinha Mercante da Grécia, Miltiadis Varvitsiotis, disse que mais de 30 pessoas já foram retiradas do navio por meio de barcos salva-vidas, e levadas para outra embarcação.

A balsa Norman Atlantic viajava da cidade de Patras, no oeste da Grécia, para o porto italiano de Ancona.

Segundo a guarda costeira grega, a embarcação chegou a enviar um pedido de socorro. Segundo a imprensa italiana, o incêndio teria começado na área do convés onde são transportados carros de passeio.

Navios da Grécia e da Itália se dirigiram ao local para prestar socorro.

Autoridades locais disseram que apesar do fogo, a embarcação não corria risco imediato de naufragar. Também não havia relato sobre pessoas feridas.

Os primeiros passageiros resgatados foram levados a um navio cargueiro que passava pela região. Contudo, os trabalhos de resgate tem sido dificultados pelas más condições climáticas, especialmente pelo vento forte.

Operação complexa

Ventos fortes dificultam operação de resgate a balsa que pegou fogo na costa da Grécia

"Essa é uma operação de resgate complexa. As visibilidade é baixa e as condições do tempo são difíceis, mas estamos confiantes porque há um grande número de navios na área", disse Varvitsiotis.

O premiê grego Antonis Samaras está em contato direto com o primeiro-ministro italiano Matteo Renzi para coordenar o regate, que acontece a quase 80 quilômetros de distância da cidade de Corfu, na costa da Grécia.

Ao menos sete navios mercantes, dois helicópteros militares e um navio da guarda costeira estão no local do resgate.

Os cargueiros estariam sendo posicionados para formar uma barreira contra o vento, para facilitar o resgate das pessoas.

As balsas são meio de transporte usado largamente na região para ligar as diversas ilhas.