Topo

AirAsia: Em Igreja que tinha 41 fiéis no voo, muitos rezam por milagre

BBC
Imagem: BBC

Martin Patience

Da BBC News, em Surabaia (Indonésia)

04/01/2015 17h10

A igreja evangélica Mawar Sharon, na Indonésia, fez, como de costume, um grande show para sua cerimônia dominical.

Seis cantores dançavam pelo palco, entoando hinos religiosos. Câmeras posicionadas ao redor da igreja registravam todos os momentos.

Atrás do coral, um telão mostrava close-ups dos cantores. Mas, apesar do ar festivo, trata-se de uma congregação de luto.

Neste domingo, 41 de seus integrantes não estavam presentes --eles estavam a bordo do voo QZ8501 da AirAsia, cujos destroços ainda estão sendo resgatados no mar de Java.

A maioria era de famílias com crianças pequenas, que viajavam a Cingapura para festejar o Ano-Novo.

Aparentemente, combinaram de comprar juntos as passagens aéreas na companhia, para baratear os custos.

Uma semana após a tragédia, a igreja pediu preces para eles.

"Eu conhecia um dos casais (no acidente), eles tinham dois filhos pequenos", diz Caleb Natanielliem, pastor da igreja. "Estive com eles antes do Natal. Agora não posso mais cumprimentá-los."

Comunidade cristã

A Indonésia é um país predominantemente muçulmano. Mas a comunidade cristã na cidade de Surabaya foi duramente atingida pelo acidente aéreo.

O fato de uma única congregação religiosa ter sofrido uma perda tão grande --um quarto dos passageiros a bordo do QZ8501 era de lá-- é incompreensível para muitos ali.

"Fiquei muito chocado quando soube da notícia", diz Paulus Angka Wijaya, frequentador da igreja. "Espero que todos os corpos sejam encontrados em breve, para que as famílias possam lhes dar um funeral. Sempre apoiaremos essas famílias, para que elas se mantenham fortes e saibam que não estão sozinhas."

A centenas de quilômetros de distância dali, as operações de busca prosseguem no Mar de Java. Mas os esforços continuam a ser prejudicados pelo mau tempo. Devagar, corpos vão sendo resgatados --mais quatro foram encontrados, totalizando 34 até agora.

Bambang Soelistyo, chefe da agência indonésia de resgate, disse que mergulhadores tentaram alcançar um objeto que parece ser parte da fuselagem, mas foram forçados a voltar à superfície por conta das fortes correntes marítimas no local.

De volta à igreja, alguns parentes rezam por um milagre.

"Sinto que muitos deles ainda estão esperando por notícias de sobreviventes. Muitos rejeitam a ideia de perder seus entes queridos", diz o pastor Natanielliem.

A comunidade busca força em sua fé, mas, em uma igreja que enxerga sua congregação como uma família, a perda é enorme.