BBC lança premiação para eleger melhor jogadora de futebol do ano

Os torcedores do mundo todo terão a chance de eleger a melhor jogadora de futebol do ano na inédita premiação criada pela BBC em 2015 – o BBC Women's Footballer of the Year Award (Prêmio BBC de Melhor Jogadora do Ano).

Esse é o primeiro prêmio dedicado ao futebol feminino organizado por uma emissora internacional. A modalidade já tem uma premiação anual organizada pela Fifa que, desde 2001, elege a melhor jogadora do ano - a brasileira Marta é a maior vencedora, com cinco troféus, de 2006 a 2010.

Um grupo de especialistas – incluindo dirigentes, jornalistas, técnicos (as) e ex-jogadoras – se juntaram para escolher a lista das cinco finalistas que irão concorrer ao prêmio.

As candidatas serão anunciadas no próximo dia 26 de abril, e a vencedora será revelada em maio.

"Esse prêmio é uma excelente oportunidade para destacar o talento e a habilidade que existe no futebol feminino mundialmente", disse Caroline Rigby, editora responsável pela organização da premiação.

"Vai demonstrar quão longe o jogo já chegou nos últimos anos e vai permitir apresentar aos novos torcedores as melhores jogadoras do mundo."

O Prêmio de Melhor Jogadora do Ano foi anunciado na edição desse mês do "Canada Calling", um programa mensal do Serviço Mundial da BBC que fala sobre o futebol feminino em aquecimento para a Copa do Mundo da modalidade, que acontece em junho deste ano no Canadá.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos