Topo

#SalaSocial: 1º de abril tem 'volta à internet discada', 'Dia da Dilma' e táxi de helicóptero

Divulgação/Samsung
Imagem: Divulgação/Samsung

01/04/2015 20h03

A tradição do "Dia da Mentira" é internacional e, na era da internet, foi ela quem dominou sites de notícias e redes sociais neste 1º de abril.

No Twitter brasileiro, o termo mais mencionado ao longo do dia foi #ConteAquiUmaMentira, com mais de 40 mil menções. A hashtag #1deAbril também figurou entre as mais compartilhadas.

Até mesmo marcas renomadas, como o Google e a Samsung, usaram a data para anunciar 'novos' –e falsos– produtos que fizeram sucesso na internet.

No embalo da novidade "Google Fiber", que oferece internet com velocidade recorde nos Estados Unidos, o Google fez uma pegadinha e anunciou nesta quarta-feira o oposto dela: o Google Dial Up Mode. Seria uma opção de navegação retornando aos tempos de internet discada, quando a velocidade oferecida na web era de 56kbps.

Houve até um vídeo de propaganda da brincadeira, criado pelo Google (assista aqui) para disseminar o 'novo conceito de internet lenta' e os benefícios que ele pode trazer –mais tempo para "fazer as pequenas coisas da vida", como lavar a louça enquanto o site carrega, ou ligar para a mãe, etc.

Outro produto falso que deu o que falar lançado pelo Google foi o "Chrome Selfie", um aplicativo do navegador que permitiria aos usuários enviar uma notícia junto com uma selfie, mostrando exatamente a reação deles ao lê-la. "Você já leu uma notícia que te deixou de queixo caído ou assistiu a um vídeo que fez você rir até chorar? Agora, o #ChromeSelfie permite que você mostre aos seus amigos exatamente como se sente", diz o anúncio.

A Samsung também entrou na brincadeira e anunciou um celular novo da linha Edge, edição "do Chef". Além de funcionar como telefone móvel, ele também teria função de faca e contaria com vários dispositivos capazes de fazer os donos dos celulares cortarem alimentos em uma velocidade 50 vezes maior do que o normal.

As empresas brasileiras também tiveram suas criações para o Dia da Mentira. O aplicativo 99Taxis lançou o "táxi de helicóptero", a grande 'novidade' da empresa para tirar o cliente do trânsito. "Que tal uma solução em Táxi Aéreo? 99Taxis, seu helicóptero em menos de 5 minutos", diz o anúncio do app falso.

Lado político

As brincadeiras do 1º de abril também envolveram política nesta quarta-feira (1º). Um dos termos mais comentados nas redes sociais brasileiras foi o #DiaDaDilma, com críticas à presidente Dilma Rousseff. Mais de 49 mil pessoas usaram essa hashtag.

O humorista Danilo Gentili foi um dos mais retuitados quando publicou o post "Parabéns pelo seu dia @dilmabr #DiaDaDilma". O PSDB também aproveitou a data para alfinetar a presidente. "'Nem que a vaca tussa', disse Dilma sobre cortar direitos trabalhistas #ConteAquiUmaMentira #DiaDaDilma", dizia o Twitter oficial do partido.

Do outro lado, o PT respondia à hashtag criando outra, a do #GovernoDaVerdade. O partido da presidente lembrou o 1º de abril como a data do Golpe Militar de 1964 e exaltou a democracia, defendendo as conquistas sociais do governo petista. #GovernoDeVerdade #DemocraciaSempreMais e #GovernoDeVerdade foram algumas das hashtags usadas pelo PT nesta quarta.

Um dos tuites que mais repercutiu foi o do jornalista Marcelo Tas, que publicou uma foto da posse de Dilma com a frase "Nosso Lema será 'Pátria Educadora'". Junto com a imagem, Tas colocou a mensagem: "Pátria educadora existe #ConteAquiUmaMentira".

Esporte

No esporte, as piadas do 1º de abril também foram bastante frequentes e fizeram sucesso na internet. O ex-jogador e agora senador Romário foi um dos primeiros a entrar na brincadeira publicando uma foto com a notícia "Brasil goleia Alemanha por 7 a 1".

No Instagram do tetracampeão, mais de 3,8 mil pessoas curtiram a imagem, que também continha um link onde ele listava sete mudanças necessárias no futebol para a notícia da foto se tornar verdadeira.

Entre os jogadores atuais, o zagueiro David Luiz, do PSG e da seleção brasileira, também usou o Dia da Mentira para pregar uma peça nos fãs e publicou uma foto careca, dizendo "Novo visual" – foram quase 120 mil likes no post do jogador no Instagram.

Internacional

Fora do Brasil, é comum também ver a mídia reproduzindo notícias 'mentirosas' para celebrar o 1º de abril. Na Inglaterra, o jornal "The Telegraph" chegou a fazer uma cobertura ao vivo das principais mentiras contadas na internet nesta quarta-feira.

"Leitores dorminhocos serão acordados com um bu!", dizia uma das chamadas 'mentirosas' do jornal britânico, que fez uma paródia de um "bookmark" (marcador de livro, em português) para a criação de um novo produto falso, o "boomark". Ele funcionaria como marcador, mas traria também um sensor para detectar a respiração do leitor 'dorminhoco' e acordá-lo com um alarme fazendo "bu!" quando ele caísse no sono.

Outra notícia do 1º de abril que chamou a atenção foi a veiculada pelo CERN, o Laboratório Europeu de Física de Partículas, que afirmou ter comprovado a existência da "Força", para a alegria dos fãs de Guerra nas Estrelas. "Pesquisadores do CERN comprovam a existência da Força", diz a manchete de brincadeira, que é seguida por um texto divertido com referências ao filme.

Outra piada que estampou os jornais britânicos foi a ação do supermercado Tesco, que estaria colocando corredores com trampolins nas lojas para ajudar os clientes a alcançarem os produtos. "Supermercado se prepara para um grande salto nas vendas", diz a chamada.