Topo

Rússia prende mulheres por 'dança erótica' em monumento da 2ª Guerra

Um tribunal de Novorossiysk, no sul da Rússia, sentenciou à prisão três mulheres por terem dançado de forma sensual em frente a um memorial da 2ª Guerra Mundial - Reprodução
Um tribunal de Novorossiysk, no sul da Rússia, sentenciou à prisão três mulheres por terem dançado de forma sensual em frente a um memorial da 2ª Guerra Mundial Imagem: Reprodução

26/04/2015 15h36

Dançarinas foram presas por dançar de forma 'sexual' em frente a memorial de guerra

Um tribunal de Novorossiysk, no sul da Rússia, sentenciou à prisão três mulheres por terem dançado de forma sensual em frente a um memorial da 2ª Guerra Mundial.

Duas dançarinas ficarão dez dias presas e uma terceira foi sentenciada a 15 dias. Outras duas receberam multas, também sob a acusação de vandalismo.

Este foi o mesmo motivo pelo qual a banda Pussy Riot foi presa em 2012, após realizar um protesto na principal catedral da capital do país, Moscou.

Segundo o site russo LifeNews, o vídeo começou a circular na internet no início desta semana.

O Ministério Público russo disse que a dança "erótica e sexual" no memorial de guerra foi um desrespeito à história do país.

"Esse incidente desrespeita a memória da guerra e é inaceitável. Qualquer tentativa de profanar locais de glória militar será combatida imediatamente", disseram os promotores à frente do caso.

'Twerking'

Estúdio de dança foi fechado depois que vídeo com dança sensual virou hit na internet

Estas sentenças foram dadas em meio à preparação da Rússia para celebrar os 70 anos da vitória na 2ª Guerra, comemorado em maio, e menos de um mês depois de uma escola de dança ser fechada por um motivo bastante semelhante.

No início de abril, um vídeo do estúdio Orenburg tornou-se um hit na internet, com milhões de espectadores.

Entitulado "Winnie the Pooh and the Bees" ("Ursinho Poof e as Abelhas", em inglês), o clipe mostra adolescentes dançando sensualmente, fazendo uma movimentos conhecidos como "twerking", um tipo de coreografia celebrizada mundialmente pela cantora americana Miley Cirus.

Alguns internautas o consideraram "pornográfico", enquanto outros pediram que os responsáveis fossem processados.

Ainda houve quem se incomodasse com a roupa das jovens. As listras laranjas e pretas de seu uniforme estão presentes no laço de São Jorge, um símbolo de patriotismo russo e associado à vitória soviética na 2ª Guerra.

Um comitê está investigando se a performance foi um ato de negligência ou "deboche", o que pode ser punido com sentenças que vão desde serviço comunitário a três anos de prisão.