Topo

Retratos premiados mostram banhistas, artistas e pessoas junto à natureza

04/05/2015 17h38

A edição de 2015 do prêmio LensCulture Portrait anunciou os vencedores entre participantes de 130 países.

As fotos do sul-coreano Daesung Lee conquistou o primeiro prêmio, na categoria séries. Em suas fotos, ele retratou a ilha de Ghoramara, na Índia.

A ilha minúscula do delta do rio Ganges, na Baía de Bengala, está desaparecendo aos poucos. A erosão é causada em parte pela atividade agrícola e também pelo aumento do nível do mar, devido ao aquecimento global.

"Coloquei os moradores na praia e fiz retratos deles, justapondo com a beleza de uma ilha que está desaparecendo, para fazer com que parecesse (uma imagem) pouco realista", afirmou o fotógrafo.

O segundo lugar na categoria séries foi para o fotógrafo alemão Philipp Engelhorn, que mostra banhistas na praia de Qingdao, leste da China, com os rostos cobertos por máscaras.

"Além das considerações de estilo, a roupa de banho excêntrica protege as pessoas dos raios nocivos do sol, além de águas-vivas gigantes da região", disse Engelhorn.

Candace Karch ficou com o terceiro lugar na categoria séries pelo estudo sobre Marie Ulmer, uma artista plástica de 97 anos da Filadélfia, Estados Unidos.

Todos os finalistas do concurso terão suas fotos expostas no site da competição: www.lensculture.com/2015-lensculture-portrait-award-winners