Topo

Menino indiano quebra cofrinho para ajudar vítimas de terremoto no Nepal

Os pais de Akash foram até o consulado do Nepal, onde o menino entregou o cofre aos funcionários da repartição diplomática - BBC
Os pais de Akash foram até o consulado do Nepal, onde o menino entregou o cofre aos funcionários da repartição diplomática Imagem: BBC

05/05/2015 21h31

Amitabha Bhattasali

BBC News, Calcutá (Índia)

Depois de juntar dinheiro durante dois anos, um menino indiano quebrou seu cofrinho para ajudar as vítimas do terremoto no Nepal.

Natural de Calcutá, no leste da Índia, Akash Mukherjee, de 12 anos, havia poupado mais de 3,5 mil rúpias (R$ 165) para comprar uma bola nova de futebol e um presente para seus pais.

Em vez disso, ele conta que mudou de planos depois de ver a situação dos sobreviventes do terremoto na TV.

Mais de 7 mil pessoas morreram por causa do tremor de magnitude 7,8 que atingiu o Nepal há duas semanas. Outras 14 mil ficaram feridas.

"Quando vi as imagens na TV de crianças da minha idade morrendo de fome e completamente desabrigadas, aquilo me partiu o coração", disse ele.

"Tinha um dinheiro guardado que juntei por dois anos. Então, eu decidi doá-lo".

Os pais de Akash foram até o consulado do Nepal, onde o menino entregou o cofre aos funcionários da repartição diplomática.

Generosidade

"O cônsul veio até nós e abraçou meu filho. Ele disse que a quantidade de dinheiro que meu filho estava doando não era importante. Mas só um menino da idade dele pensar no sofrimento alheio era algo extraordinário", disse o pai de Akash, Gora Mukherjee, que trabalha em uma multinacional.

Segundo Mukherjee, os funcionários do consulado levaram cerca de uma hora para contar todo o dinheiro, porque as moedas "tinham um valor de face muito baixo".

"O consulado nos pediu para que depositasse o dinheiro no banco. Mas faltava poucos minutos para a agência mais próxima fechar. Quando chegamos, um funcionário se prontificou a nos ajudar assim que soube por que estávamos ali", disse o pai do menino.

Essa não é a primeira vez que Akash doa dinheiro a uma boa causa.

Ele atuou em um filme e decidiu destinar o cachê a uma instituição de caridade.

"Akash sempre doou, desde que tinha cinco anos de idade. Tentamos incutir esse hábito nele desde a infância", afirmou a mãe do menino, Manisha Mukherjee.

Agora que doou todas suas economias, como Akash vai comprar um presente para seus pais ou a sua bola nova?

"Isso pode esperar. Vai levar um tempo até eu conseguir encher um novo cofrinho".