Topo

'Pensei em me suicidar', revela Caitlyn Jenner sobre transição para o sexo feminino

Caitlyn Jenner está revelando parte de sua intimidade para documentário a ser transmitido na TV - Kevin Winter/Getty Images/AFP
Caitlyn Jenner está revelando parte de sua intimidade para documentário a ser transmitido na TV Imagem: Kevin Winter/Getty Images/AFP

25/07/2015 12h18

Caitlyn Jenner, ex-atleta olímpico que assumiu sua transexualidade em abril, revelou que pensou em suicídio nos momentos iniciais de sua transição de homem para mulher.

A revelação foi feita durante seu documentário I Am Cait (Eu sou Cait), que será transmitido pelo canal de televisão americano E! em agosto. O programa Newsbeat da BBC acompanhou uma exibição do primeiro episódio.

"Estava em casa com uma arma e disse 'vamos terminar isso bem agora. Chega de dor, chega de sofrimento'", disse ela.

A gravação, de 1h, mostra a reação da mãe e irmãs ao vê-la pela primeira vez como uma mulher e destaca as dificuldades dos parentes durante e depois do processo de transição.

Caitlyn se chamava Bruce Jenner. Em 1976, conquistou medalha de ouro na Olimpíada de Montreal no decatlo e, recentemente, alcançou a fama após participar do reality show estrelado por suas filhas adotivas, Keeping Up with the Kardashians, incluindo a socialite Kim Kardashian.

A mãe de Caitlyn diz: "Eu amo muito ele, sempre amei e sempre amarei... É muita coisa para me acostumar mas conseguirei. Conseguirei."

Pam, uma das irmãs, disse: "A família inteira tem que mudar e entrar em transição com ela."

Caitlyn também diz que apesar de alguns integrantes da família Kardashian terem demonstrado apoiá-la publicamente, o processo não tem sido fácil.

Ela diz que Khloe, Rob, Kourtney e Kylie ainda não foram visitá-la, apesar de inúmeros convites, e que Khloe "não gostou" do artigo recente na revista Vanity Fair, que exibiu a primeira foto dela como uma mulher transgênera.

No documentário, vê-se um lado de Caitlyn desconhecido por telespectadores do Keeping Up... Ela ri de si mesma, como num episódio em que joga tênis com Pam.

"O que você faz com todas as bolas? Pessoal, temos bolsos", brinca.

É possível ver também como Caitlyn usa sua fama para ajudar outros transgêneros.

"Sinto uma imensa responsabilidade. Tenho uma voz mas há tantos outros transgêneros que sequer têm voz."