Topo

Morador de ilha conta como encontrou peça que pode ser de avião perdido

Johnny Begue, membro de uma associação de limpeza da costa de Saint-Andre, na ilha francesa de La Reunion, no oceano Índico, mostra pedaço de uma mala encontrado perto do local onde sua equipe achou destroço de um avião. Especialistas analisam se as parte são do MH370, voo que desapareceu em 2014 na rota Kuala Lumpur-Pequim - Linfo.re/Antenne Réunion/AFP
Johnny Begue, membro de uma associação de limpeza da costa de Saint-Andre, na ilha francesa de La Reunion, no oceano Índico, mostra pedaço de uma mala encontrado perto do local onde sua equipe achou destroço de um avião. Especialistas analisam se as parte são do MH370, voo que desapareceu em 2014 na rota Kuala Lumpur-Pequim Imagem: Linfo.re/Antenne Réunion/AFP

31/07/2015 17h29

Quase um ano e meio depois de o avião da Malaysia Airlines ter desaparecido quando fazia o trajeto entre Kuala Lumpur (Malásia) e Pequim (China), um suposto pedaço da asa da aeronave foi encontrado por um morador da ilha de Reunião, próxima a Madagascar.

Em entrevista à BBC, Johnny Begue, o homem que encontrou o pedaço da asa do avião, conta que avistou o elemento próximo ao mar.

"Estava de frente para o oceano, aqui. Conforme as ondas vinham, elas levavam o pedaço para lá com o vento", contou, apontando para o local onde achou o objeto.

Begue relata ter ficado feliz ao encontrar a peça - principalmente depois que especialistas confirmaram que ela pode mesmo ser da aeronave desaparecida - porque ela pode significar um alento para as famílias que não sabem o que aconteceu com seus entes queridos que estavam no voo MH370.

"Eu senti pelas famílias, elas não sabem o que aconteceu com seus familiares. Se isso for realmente do avião, eles vão, quem sabe, sentir um pouco de alívio, apesar de estarem tristes, porque perderam seus entes queridos. Mas pelo menos terão um ponto final nessa história."

Depois de encontrar um pedaço da asa, Johnny Begue passou a ficar mais atento àquela região da ilha e continua em busca de outros vestígios do avião.

Na última quinta-feira, Martin Dolan, chefe do escritório de segurança aérea da Austrália, que está no comando das ações de busca, confirmou à BBC que a parte da asa encontrada provavelmente é da aeronave do voo MH370.

Após ter encontrado a peça que pode ser do avião, o morador da ilha segue em busca de outros vestígios da aeronave

"Estou cada vez mais confiante de que a fuselagem está associada com a aeronave (Boeing) 777", disse.

O jornalista da BBC Richard Wescott, especialista em transportes, acredita que a parte da asa encontrada na ilha pode ter um número de série que pode confirmar se ela é mesmo do voo MH370.

Mas mesmo se não houver o número, seria possível rastrear a origem da peça pela marca da empresa que a produziu.

O pedaço da asa agora foi enviado para a França onde será feita uma análise mais completa para comprovar se ele é mesmo do avião perdido da Malaysia Airlines.

Após ter encontrado a peça que pode ser do avião, o morador da ilha segue em busca de outros vestígios da aeronave - BBC - BBC
Após ter encontrado a peça que pode ser do avião, o morador da ilha segue em busca de outros vestígios da aeronave
Imagem: BBC