Topo

Uganda tem parada um ano após queda de lei que previa prisão perpétua de gays

Edward Echwalu/Reuters
Imagem: Edward Echwalu/Reuters

08/08/2015 21h53

Um ano após a revogação da lei que previa a prisão de perpétua de homossexuais, ativistas realizaram neste sábado (8) uma parada gay em Uganda, na África.

Os participantes dançaram, cantaram e hastearam bandeiras de arco-íris, símbolo do movimento LGBT, em um espaço nos arredores da capital Kampala. O evento foi o ponto alto de uma semana de comemorações.

Um dos presentes afirmou esperar que a parada representasse um "passo adiante" no país. Em Uganda, boa parte da população ainda se opõe aos direitos dos gays, e a homossexualidade ainda é motivo para prisão.

A legislação que permitia condenar pessoas a prisão perpétua por "homossexualidade agravada" e bania a "promoção da homossexualidade" foi anulada pela Suprema Corte do país no ano passado.

Apesar da realização da parada, Uganda ainda prevê a prisão de homossexuais

"A parada é para mostrar a toda a sociedade que violência, discriminação e perseguição contra a comunidade LGBT é uma coisa ruim", afirmou Moses Kimbugwe, um dos participantes.

"Nós estamos aqui para mostrar a todos que sim, nós existimos, e queremos os nossos direitos assim como todos os outros ugandenses", completou.

Richard Lusimbo, um dos organizadores, afirmou à agência de notícias AFP que a parada "é uma celebração de quem somos".

Durante a semana, foram realizados outros eventos, como o dia da consciência transgênera e o concurso de beleza "Mr. and Miss Pride".

Em visita recente ao continente, o presidente dos EUA, Barack Obama, falou em favor dos direitos dos gays. Alguns líderes africanos, porém, têm afirmado que a homossexualidade não faz parte da cultura local.