Topo

Tosa de carneiro desgarrado na Austrália tira 40 kg de lã e bate recorde

03/09/2015 06h26

Mais de 40 quilos de lã foram removidos de um carneiro na Austrália, batendo o recorde de carga mais pesada de lã removida em uma só tosa, segundo uma ONG.

Foram necessárias cinco pessoas para tosar um carneiro "gigante" encontrado desgarrado perto da capital, Canberra. Por ter ficado muitos anos desgarrado, sem ser tosquiado, sua lã cresceu até cinco vezes o tamanho normal.

Por conta do volume excessivo de lã, ele corria risco de morte. Tanto que foi feito um apelo para que o campeão de tosa do país, Ian Elkins, aceitasse retirar a lã do animal quanto antes.

As patas do carneiro pareciam feridas por conta do excesso de lã.

Elkins descreveu as horas de tosadura como uma maratona e um dos maiores da sua carreira, afirmando que ele nunca tinha visto nada do tipo em 35 anos de trabalho.

Rivalidade

Apelidado de Chris, o carneiro foi sedado durante a operação delicada.

Elkings disse que estava orgulhoso pela Austrália ter conquistado o título da Nova Zelândia, comparando a disputa da tosa à "rivalidade no campo de rúgbi".

O monte de lã foi inicialmente pesado em mais de 42 quilos, mas em seguida foi reduzido para 40 quilos, descontando o peso da sacola, de acordo com a organização que luta pelos direitos dos animais RSPCA.

Em 2004, uma ovelha da Nova Zelândia apelidada de Shrek foi encontrada após seis anos desgarrada de seu rebanho.

Na época, a tosa do animal foi televisionada - no total, foram cortados 27 quilos de lã. Shrek morreu em 2011.