Topo

Faxineira confunde obra de arte com sujeira pós-festa e 'faz limpeza' em museu

Faxineira achou que obra de arte era sujeira deixada por festa e caprichou na limpeza - Museion Bozen Bolzano via BBC
Faxineira achou que obra de arte era sujeira deixada por festa e caprichou na limpeza Imagem: Museion Bozen Bolzano via BBC

28/10/2015 13h29

Uma obra de arte foi restaurada após ser confundida com sujeira e removida por uma faxineira em Bolzano, no extremo norte da Itália.

Ela achou que o trabalho, chamado Onde vamos dançar esta noite?, se tratava de uma bagunça deixada por uma festa realizada no local na noite anterior. A faxineira "limpou" o local no último sábado e jogou todo o material fora.

A obra, exibida no Museu de Arte Contemporânea de Bolzano, é composta por bitucas de cigarro, garrafas vazias e confetes.

Faxineira confunde obra de arte com sujeira pós-festa e 'faz limpeza' em museu na Itália; o O espaço ficou assim, bastante limpo, após a "faxina"  - Museion Bozen Bolzano via BBC - Museion Bozen Bolzano via BBC
O espaço ficou bastante limpo após a "faxina"
Imagem: Museion Bozen Bolzano via BBC

Também conhecido como Museion Bozen-Bolzano, o espaço refez a instalação após obter o aval do duo Goldschmied and Chiari, artistas de Milão responsáveis pela obra.

Segundo seus idealizadores, a obra tem o objetivo de representar o hedonismo e a corrupção política vividos na década de 1980.

De forma bem humorada, o museu disse que "teve má sorte com a nova faxineira" e pediu desculpas aos visitantes pelo incidente. A exibição foi reaberta na terça-feira.

Faxineira confunde obra de arte com sujeira pós-festa e 'faz limpeza' em museu na Itália; a obra, já reinstalada, representa hedonismo e corrupção dos anos 1980 - Museion Bozen Bolzano via BBC - Museion Bozen Bolzano via BBC
A obra, já reinstalada, representa hedonismo e corrupção dos anos 1980
Imagem: Museion Bozen Bolzano via BBC

Um acidente similar ocorreu em Bari, no sul da Itália, em fevereiro do ano passado. Uma faxineira jogou fora trabalhos que faziam parte de uma instalação da galeria Sala Murat.
 
Segundo a empresa responsável pelo serviço de limpeza do local, a faxineira confundiu as peças, feitas de jornais e cartões, com lixo. Ela disse à época que estava "apenas fazendo seu trabalho".