Topo

'Terror' de caçadores de rinocerontes, cão sul-africano recebe medalha de herói

PDSA/Divulgação
Imagem: PDSA/Divulgação

09/01/2016 20h16

Um cão foi homenageado com uma medalha por ajudar a salvar rinocerontes ameaçados de extinção na África do Sul.

As habilidades do cachorro, chamado K9 Killer, levaram ao rastreamento e prisão de 115 caçadores na área Parque Nacional Kruger nos últimos quatro anos.

Sua contribuição para a preservação dos rinocerontes é "realmente notável", afirmou a ONG britânica PDSA, que oferece atendimento veterinários a pets de pessoas que não têm como pagar.

A organização homenageou o cão com sua medalha de ouro, honraria concedida a animais heróis.

O temor atual é que os rinocerontes, alvo de caçadores por causa de seus lucrativos chifres, possam ser extintos em dez anos.

Há uma grande demanda por chifres na Ásia, onde são usados por praticantes de medicina tradicional (baseada em crenças) por causa de seus supostos poderes de cura. Isso ocorre mesmo tratando-se uma parte do animal que é feita do mesmo material do qual são feitas unhas, por exemplo.

Caçadores usam motosserras para cortá-los dos rinocerontes e frequentemente deixam os animais, gravemente feridos, sangrarem até a morte.

Helicóptero

O cão e seu tratador, Amos Mzimba, geralmente são deixados de helicóptero para rastrear e prender caçadores quando eles são visualizados ou quando um rinoceronte morto é descoberto.

Killer K9 - PDSA/Divulgação - PDSA/Divulgação
Imagem: PDSA/Divulgação

"É uma honra ter o Killer do meu lado. E significa muito para mim que ele tenha recebido esse reconhecimento por suas habilidades", afirmou Mzimba.

O tratador conta que o cão chegou a salvá-lo de um caçador que havia atirado contra ele.

"Graças ao cachorro, nós prendemos mais caçadores. Mas ainda há muito mais a ser feito se nós realmente quisermos salvar os rinocerontes da extinção", afirmou.

O vencedor da medalha de ouro da PDSA foi anunciado pelo comediante britânico Ricky Gervais, que elogiou K9 Killer e a equipe de operações do Parque Nacional Kruger.

"Ele ajudou a capturar dezenas de caçadores só no ano passado, graças à sua incrível coragem e dedicação", afirmou Gervais em um vídeo postado no YouTube.

A caça de rinocerontes na África

  • A maioria das caças ocorre no Parque Nacional Kruger, que cobre uma área de cerca de 20 mil quilômetros quadrados
  • O número de rinocerontes mortos saltou de 13, em 2007, para 1.200 em 2014
  • Organizações criminosas estão envolvidas na venda de chifres no mercado negro na Ásia
  • O quilo do chifre de rinoceronte é vendido a US$ 65 mil (R$ 262 mil) --ou seja, é mais caro que o ouro--, segundo uma corte sul-africana foi informada no ano passado
  • O número de mortes de rinocerontes deve ultrapassar o de nascimentos entre 2016 e 2018

Fontes: Departamento de Assuntos Ambientais da África do Sul e ONG Save the Rhino ("Salve os rinocerontes", em tradução literal)